Quando o paciente é internado, existe uma cisão em sua história pessoal, o que pode ocasionar fatores estressantes, decorrentes do sofrimento, da sensação de abandono, do medo do desconhecido, pois a hospitalização é uma situação nova, o que provoca fantasias e temores.
Os sentimentos mais presentes, a raiva, o medo, o conformismo e a impotência, foram relacionados a fatores internos, ligados as emoções do sujeito frente a situação e a fatores externos ao indivíduo, ligados à instituição e que são responsáveis pela maioria dos cancelamentos identificados no estudo.
Recorrente no processo de hospitalização, a despersonalização é um fenômeno comumente mencionado nos artigos da área, refletindo a experiência de perda de identidade, a aniquilação do ser no anonimato, desencadeada, entre outros fatores, pela própria condição de internação, na qual o paciente fica distante de toda ...
O medo da morte, as incertezas relacionadas ao prognóstico e ao tratamento, os conflitos emocionais, a preocupação com a condição financeira, as alterações de papel e a quebra de rotina podem gerar ansiedade e depressão em alguns membros da família(3).
Principais sintomas
Sintomas da crise de ansiedade
O que é Ansiedade? A ansiedade excessiva pode se tornar uma doença (CID 10 F41. 1), conhecida como transtorno de ansiedade generalizada. Este quadro faz com que a pessoa apresente sintomas de preocupação e medo extremo diante de situações simples da rotina.
Sensação de fraqueza ou cansaço A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.
Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.
Confira dicas no estilo caseiro de remédio para enjoo