Oposto ao IC – início do céu – o MC – Meio do céu ou Zênite é o grau da eclíptica que fica no ponto mais alto do meridiano de qualquer ponto e marca a cúspide da 10ª casa.
Em astrologia, é o local em que figura o signo, ou seja, no alto do céu de nascimento de um indivíduo. Representa características, qualidades e virtudes, que a pessoa pode possuir de forma consciente e inconsciente, e se esforça no sentido de incorporar tais predicados à sua personalidade.
A lua, no mapa astral, é a mãe, a mulher, a que nutre, acolhe, doa e protege e quer ser protegida. É energia passiva e instável, fertilidade, maternidade e procriação. A lua é regente do signo de câncer e é introspectiva. Ela fala dos antepassados, do passado, da família de origem, das memórias e do lar.
A Lua é um símbolo quase universal de feminilidade, passividade, fertilidade, periodicidade e renovação. Para certos povos, a fase oculta da Lua simboliza a passagem da vida para a morte e o renascimento subsequente traduzido pelo crescente lunar. ...
Em Astronomia, a fase da Lua é conceituada através da fração iluminada do disco lunar voltado para a Terra, que pode ser quantificada de forma percentual ou não. Na fase nova, essa fração é nula, 0,5 (ou 50%) no quarto crescente, 1,0 (ou 100%) na fase cheia e novamente 0,5 no quarto minguante.
O período entre duas fases iguais, ou sejam, 29 dias aproximadamente. Ou um mês se preferir.
Além de ser um espetáculo incrível observar um céu adornado por uma bela lua cheia. Então, é natural que os nascidos sob a regência de uma lua cheia sejam também pessoas altamente magnéticas e cheias de energia. E essa energia dos filhos da lua cheia é extravasada em forma de amor, preocupação e cuidado.
Lua Crescente Quem nasceu nesta fase lunar destaca-se pela sua determinação e é reconhecido pela sua criatividade, pelo empenho com que se envolve nos projetos e, por vezes, pela sua teimosia. Esta insistência naquilo que deseja é, ainda assim, o que o ajuda sempre a alcançar as suas metas.
O ótimo aspecto com Netuno, nos deixa mais aberto às energias derramadas sobre a Terra nesse sia, pois, em toda Lua Cheia de Maio, comemora-se o aniversário do Buda, através de uma festa, realizada no plano espiritual, chamada de Festival de Wesak.