EQST

Quais So As Principais Sequelas Morfolgicas Da Leso Medular?

Quais são as principais sequelas morfológicas da lesão medular?

Observa-se que as principais alterações fisiológicas decorrentes da lesão medular são o choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intestino neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções.

O que é fase de choque medular?

O choque medular é definido como um estado de completa arreflexia da medula espinhal, que ocor- re após traumatismo grave na medula.

Como ocorre a lesão medular?

Podemos dizer que lesão medular ou traumatismo raquimedular (TRM) é quando a medula espinhal é danificada seja por um trauma, doença ou defeito congênito, ocasionando paralisia temporária ou permanente dos músculos dos membros e do sistema nervoso autônomo, bem como alterações na sensibilidade dependendo da localização ...

Qual a faixa etária da maioria dos pacientes com trauma raquimedular?

A faixa etária mais prevalente é entre 21-30 anos, assim como nos estudo de Campos et al. e Brito et al. A predominância pelos jovens e o sexo masculino se deve a exposição a risco de acidente, desatenção e desrespeito as leis de trânsito.

O que é traumatismo Raqui-medular cervical?

Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.

O que é a escala de Frankel?

A escala de Frankel foi utilizada para avaliação de déficit neuro- lógico, de acordo com nível de lesão, na admissão e alta hospitalar dos pacientes operados vítimas de lesão por PAF na coluna vertebral.

Qual escala é utilizada para avaliar a gravidade da lesão medulares?

A escala LSQ-R é uma medida de bem-estar subjetiva, que avalia nível de satisfação atual de um indivíduo em vários domínios da vida. Ela também exige que as pessoas avaliem o grau em que diferentes áreas de suas vidas lhes causaram problemas.

Quais são os Dermatomos?

Dermátomo é uma área da pele, em que todos os nervos sensoriais vêm de uma única raiz nervosa. (Os nervos sensoriais transportam informações sobre coisas como tato, dor, temperatura e vibração desde a pele até a medula espinhal). As raízes da coluna vertebral vêm em pares - uma em cada lado do corpo.

Qual a função dos Dermátomos?

Os dermátomos são determinadas áreas do corpo inervados por um nervo que sai da coluna vertebral. ... Cada nervo que sai da coluna é responsável por conferir sensibilidade e força numa determinada área do corpo, e por isso sempre que há uma compressão ou corte de um nervo, uma determinada área do corpo fica comprometida.

Quais são os Dermatomos dos segmentos cervicais?

A seguir estão os principais dermátomos do corpo:

  • Dermátomos cervicais - Rosto e pescoço: são especialmente inervados pelo nervo que sai das vértebras C1 e C2;
  • Dermátomos torácicos - Tórax: são as regiões enervadas por nervos que saem das vértebras T2 a T12;

Quais são os Miotomos do membro superior e inferior?

Miótomos membros superiores e inferiores: MMSS: C5 (bíceps) – repouse a mão do paciente sobre o abdômen e peça para mover a mão para o nariz, para eliminar a gravidade. ... C7 (tríceps) – repouse a mão do paciente sobre o abdômen e peça para esticar o braço.

Quantas vértebras tem o ser humano?

As regiões anatômicas da coluna vertebral são: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea. Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral? Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.