O salmourão é um tipo de solo proveniente da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros. Dentre os tipos de solo no Brasil, é um dos menos férteis. Possui textura arenosa e apresenta certo nível de acidez. O Salmourão pode ser encontrado em áreas do Centro-oeste, Sudoeste e do Sul do Brasil.
Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.
Resposta: A técnica adotada é de curvas de nível que consiste na produção ordenada por meio de linhas com diferentes altitudes do terreno. O processo ajuda a conservar o solo contra erosões e contribui com o escoamento da água da chuva,fazendo com que ela se infiltre mais facilmente na terra e evite os deslizamentos./span>
Algumas medidas devem ser tomadas para a realização das plantações. Dentre as técnicas mais utilizadas na agricultura estão a análise da composição do solo, drenagem do solo, aragem, adubação, irrigação da plantação, utilização de agrotóxicos, entre outros.
Em áreas de morros, os plantios de florestas e de culturas perenes (como o café e a laranja), que necessitam de revolvimento do solo, são mais indicados. Já para as áreas planas o indicado é a produção de grãos é mais indicada, visando reduzir a erosão do solo e a contaminação dos rios.
A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.
Rotação consiste na alternância de espécies vegetais na mesma área e na mesma estação estival, observando-se um período mínimo sem o cultivo da mesma espécie. Sucessão é a sequência repetitiva de culturas cultivadas na mesma área e em estação estival diferente de um mesmo ano agrícola.
Seleção das espécies para o cultivo na rotação de culturas Proporcionar condições favoráveis ao solo a fim de diminuir sua suscetibilidade à ação de pragas, doenças e plantas daninhas. Apresentar exigências nutricionais e aproveitamento nutritivo diferentes. Ter suscetibilidades diferentes a pragas e doenças.