Assim, as articulações e membros mais acometidas nos atletas de voleibol são: tornozelo, joelho, ombro e mãos. No tornozelo a mais recorrente é a entorse e rupturas ligamentares. No joelho as lesões ligamentares são as principais. No ombro, o manguito rotador é acometido por tendinites e lesões por overuse.
As principais orientações para se evitar as lesões são:
As lesões são contusões (35,9%), entorses (28,2%), epistaxe (12,8%), lacerações (5,1%) e uma fratura de um dedo (2,6%).
Para jogar é preciso de 12 jogadores, uma rede, uma bola e uma quadra. O objetivo é levar a bola para o lado adversário, passando pela rede e tocando no chão da outra equipe. Cada vez que isto acontece é marcado um ponto para a equipe que atingiu o objetivo. Uma partida é divida por Sets, num esquema de melhor de três.
O oposto é o jogador que sempre ocupa a posição oposta ao levantador. A principal função dele é o ataque, por isso ele deve estar posicionado de forma a receber o passe do levantador.
O Ponteiro é um especialista em ataque, principalmente na posição 4 (entrada de rede) da zona de ataque, e também compõe a linha de “Bloqueio” junto com o Central. O Líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa.
As posições no futebol designam os jogadores a realizar uma determinada função no campo, buscando explorar as suas principais características, normalmente associada ao esquema táctico utilizado, podendo se dividir em 4 posições base: Guarda-Redes ou Goleiro, Defesa, Médio ou Meio-Campo e Avançado ou Ataque.
De acordo com a Federação Internacional de Vôlei, o líbero é um jogador especializado na defesa do time. Uma equipe pode optar por jogar com um ou dois líberos e alternar entre eles durante a partida.
O basquetebol é jogado por cinco jogadores titulares e sete reservas. São três as posições desempenhadas pelos jogadores: os alas (que atuam pelas laterais), o armador (planeja as jogadas da equipe) e o pivô (geralmente os mais altos e mais fortes da equipe, responsáveis pelos rebotes e enterradas).
O jogo de handebol funciona da seguinte forma: duas equipes com 7 atletas cada, sendo 6 jogadores de linha e um atacante disputam a partida. O objetivo é fazer o maior número de gols possíveis. Os atletas podem caminhar ou correr com a bola, no entanto, a cada três passos é necessário quicar a bola no chão.
Uma equipe de handebol é composta por 14 jogadores. No máximo 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais são os substitutos.
Poderá também haver empate. Uma partida de handebol é disputada com 14 jogadores. Cada equipe é formada por 12 jogadores, sendo que 7 iniciam a partida e obrigatoriamente um deles é o goleiro.