Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT
A formatação exigida pelas Normas ABNT são:
Como configurar seu trabalho acadêmico nas normas ABNT com o Word Online
Epígrafe
As referências devem ter os elementos obrigatórios:
Nela devem constar seus dados básicos: autor, título, local, editora e ano de publicação; no caso de artigos, coloca-se também o nome da revista em que foi publicado. As diferentes referências que aparecem na bibliografia ordenam-se alfabeticamente pelos sobrenomes dos autores.
A palavra “REFERÊNCIAS” deve estar centralizada e em negrito, fonte tamanho 12. As referências devem ser digitadas com alinhamento a esquerda e entrelinhas simples, separadas umas das outras por um espaço também simples de entrelinhas.
Uma referência bibliográfica apresenta os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento. Cada referência bibliográfica deverá incluir a informação detalhada prevista pela norma em uso que permita a identificação inequívoca daquele trabalho.
No caso de citações que vieram de trabalhos acadêmicos as referências devem começar pelo sobrenome do autor (caso haja mais de um, colocar em ordem alfabética), título, ano e total de folhas. Exemplo: SILVA, M. ABNT sem pesadelo.
Em linhas gerais, a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação feita em um texto. ... Você também deve saber que fazer referências é um desafio unânime entre estudantes.
2.
Para fazer a citação, vá novamente na aba Referências e clique em “Inserir Citação” após sua citação propriamente escrita. E se você tiver baixado um arquivo em pdf, mas não tem mais acesso ao link para referenciar como fonte de citação? Neste caso terá de citá-los como tese, dissertação ou monografia.
Recapitulando
Para referenciar uma monografia, uma dissertação ou uma tese você deverá colocar o último sobrenome do autor em caixa alta, o nome e outros sobrenomes do autor apenas com a primeira letra de cada um deles em caixa alta, o título da monografia ou da dissertação ou da tese em negrito, a cidade onde o curso foi realizado, ...
O BNCC é um documento feito pelo Ministério da Educação, adotando a mesma regra dos documentos oficiais de outros Ministérios temos:
De acordo com a NBR 6023, a referência de artigo impresso no TCC deve seguir este formato: SOBRENOME, A.B. Título do artigo: Subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico em negrito ou itálico, Local, Volume, Número, Páginas, mês.
Constituição da República Federativa do Brasil. BRASIL. Lei nº 10.
Como citar no texto: Decreto-lei nº 5.
Código de Tributário Nacional. Lei nº 5. 172, de 25 de Outubro de 1966. Disponível em http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/CodTributNaci/ctn.htm.
Decreto-Lei 2.
A referência deverá seguir a seguinte o esquema:
Súmula 356. Súmula da Jurisprudência Predominante do Supremo Tribunal Federal – Anexo ao Regimento Interno. Edição: Imprensa Nacional, 1964, p. 154. Disponível em: .
Vade mecum acadêmico de direito Rideel. atual. e ampl. São Paulo: Rideel, 2012. xi, 2056 p.
Basicamente, em uma referência, são necessárias as seguintes informações: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra: Subtítulo. Cidade: Editora, ano.
SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia, mês e ano. nº ou título do caderno, seção ou suplemento, página inicial e final.
Entende-se cartilha como um material que expõe de forma leve e dinâmica um conteúdo. Ela deve apresentar texto, imagens e/ou ilustrações coloridas. Além disso, pode conter jogos, passatempos, tirinhas, entre outros. Sua extensão deve ser curta (14 páginas ao máximo, incluindo elementos pós-textuais).