Lixo qualquer material sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industrias que é descartado. Portanto, o correto mesmo é utilizar o nome resíduo sólido para qualquer sobra no processo de produção ou de consumo.
Resíduos eletrônicos são materiais que, se descartados pela população de forma responsável e encaminhados para recicladoras homologadas, podem ser convertidos em matéria-prima para diversas indústrias. ... O que diferencia um termo do outro é a possibilidade de reciclagem.
Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.
Os rejeitos, por sua vez considerados lixo comum, são resíduos sólidos que não são viáveis para a reciclagem – materiais que tiveram todas as possibilidades de reaproveitamento esgotadas ou seu design não atende aos padrões de reciclabilidade, ou seja, já sai da indústria com destino certo ao aterro sanitário (como ...
Os rejeitos são resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos de banheiro, como papel higiênico usado, absorventes femininos, camisinha e fraldas descartáveis.
O Coletor ou Coletora de resíduos não-perigosos é o profissional responsável pela coleta de resíduos não-perigosos de origem doméstica, urbana ou industrial por meio de lixeiras, veículos, caçambas, etc.
Baterias, pilhas, remédios vencidos, cartuchos de tinta, latas de tinta, tonners, pneus, lâmpadas fluorescentes, dentre muitos outros materiais que são usados diariamente são considerados como resíduos perigosos.
1) Resíduos Classe I – Perigosos São aqueles que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Consulte a NBR para maiores detalhes sobre cada característica enquadrada nessa classificação.
Os resíduos de Classe A nas construções civis são representados pelos materiais que podem ser reutilizados na própria obra. Além disso, se não puderem ser utilizados na mesma construção, podem ser encaminhados para unidades de reciclagem de materiais ou aterros próprios para materiais de construção civil.