O Patrimônio Líquido na economia é a resultante entre : ativo – passivo = patrimônio líquido. Representa a riqueza líquida de uma empresa, ou seja, subtraída das obrigações, além disso, é esta conta que demonstra os recursos que os sócios ou acionistas tem investido na instituição.
Faz referência às contas que apontam o valor contábil de uma entidade. Para isso, leva em consideração capital social, lucros acumulados, fluxo de caixa, entre outros. Simplificando um pouco, o patrimônio líquido é o resultado da diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO. O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. f) Prejuízos Acumulados. O capital social representa os valores recebidos pela empresa, em forma de subscrição ou por ela gerados.
As reservas estatutárias são constituídas por determinação do estatuto da companhia, como destinação de uma parcela dos lucros do exercício, e não podem restringir o pagamento do dividendo obrigatório.
Reserva Estatutária é o nome dado a contas contábeis nas quais é possível reservar uma parte do lucro líquido do exercício da empresa. Elas recebem esse nome porque devem estar previstas no estatuto da empresa. A criação dessas contas de reserva não é obrigatória.