EQST

Quais So As Etapas Do Desenvolvimento Humano?

Quais são as etapas do desenvolvimento humano?

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

Quais são os principais aspectos do desenvolvimento humano?

Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.

Como citar papalia desenvolvimento humano?

PAPALIA, D. E. e FELDMAN, R. D. (2013). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre, Artmed, 12ª ed. Obs.: está disponível na biblioteca.

Quais são os esquemas desenvolvidos por Piaget?

Exemplos de esquemas incluem estereótipos, papel social, visão de mundo e arquétipos. Na teoria de desenvolvimento de Piaget, as crianças adotam uma série de esquemas para entender o mundo.

Quais são as principais características dos períodos a sensório-motor?

Período sensório-motor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. As principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.

O que é o período sensório motor?

Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.

O que é atividade sensório motor?

UMA INTERVENÇÃO DO PIBID As práticas sensório motoras são atividades de movimentação e percepção por meio dos órgãos sensoriais em que as crianças manipulam, cheiram, degustam, ouvem e reproduzem gestos e sons.

O que é uma estrutura para Piaget?

O conceito de estrutura cognitiva é central para a teoria de Piaget. Estruturas cognitivas são padrões de ação física e mental subjacentes a atos específicos de inteligência e correspondem a estágios do desenvolvimento infantil.

O que é a inteligência para Piaget?

Para Piaget, a inteligência seria, então, um "conjunto de operações vivas e atuantes", "uma forma de equilíbrio a que tendem todas as estruturas" (piaget, 1947-1977, p. 16-7). Nesse sentido, uma ação é tanto mais inteligente quanto mais evoluídas forem as estruturas a ela subjacentes.

O que é a equilibração Para Piaget?

Com o conceito de equilibração, Piaget demosntrou que a Inteligência deve ser confrontada para evoluir. Conseguir o equilíbrio, atingir uma posição estável após superar dificuldades e sobressaltos. ... A obra de Jean Piaget (1896-1980) defende que esse processo também ocorre com a inteligência.

O que é Desequilibração e equilibração segundo Piaget?

Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.

O que é equilibração?

A equilibração é a organização das estruturas cognitivas que provoca no indivíduo uma nova forma de adaptação à realidade.

O que é assimilação acomodação e adaptação?

Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna. Ajusta ou cria-se novos esquemas visando uma melhor adaptação (mudança qualitativa-modificação de estrutura).

O que é a adaptação psicologia?

Em psicologia a adaptação refere-se não tanto a uma relação entre o organismo e o meio biológicos, mas, principalmente, a uma relação entre indivíduo e meio social.

O que é assimilação exemplos?

Assimilação é um metaplasmo que consiste ou na aproximação ou na perfeita identidade entre dois fonemas, como ocorreu, por exemplo, na evolução da palavra latina "persicum" (de Mela Persicum, literalmente "Maçã da Pérsia") para o português "pêssego".

O que é invariantes funcionais?

As invariantes funcionais são: adaptação (assimilação e acomodação) e organização; são assim chamadas devido a sua invariável presença em todo ato de conhecimento, em todo ato adaptativo (FLAVELL, 1996).

O que é o esquema?

O esquema representa um esboço das ideias principais abordadas em um texto, permitindo com que o leitor apreenda de modo efetivo a mensagem nele contida.

Qual a diferença entre assimilação e acomodação de acordo com a teoria de Jean Piaget?

Para ele, a origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e por vezes, simultâneos. O primeiro é chamado de Assimilação e o segundo a Acomodação. ... Assim, “a criança que atinge esse patamar não é a mesma, pois o seu conhecimento sobre o mundo agora é outro, maior e mais desenvolvido”.

Como se dá a construção do conhecimento para Piaget?

Segundo Piaget, o conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois. Para ele, a inteligência é relacionada à aquisição de conhecimento na medida em que sua função é estruturar as interações sujeito-objeto.

O que é a construção do conhecimento?

A construção do conhecimento é entendida como um processo dinâmico, sem fim, do qual a linguagem faz parte. ... A cada conexão estabelecida pelo cérebro humano, a partir das diferentes leituras das experiências vivenciadas pelo indivíduo, o conhecimento é construído e, portanto, é cumulativo.

Quais são as ideias básicas de Piaget sobre o desenvolvimento mental e sobre o processo de construção do conhecimento?

Apresentamos as idéias básicas de Piaget (l969, p. 14) sobre o desenvolvimento mental e sobre o processo de construção do conhecimento, que são adaptação, assimilação e acomodação. Piaget diz que o individuo está constantemente interagindo com o meio ambiente.

Como é que o conhecimento é construído?

A cada conexão estabelecida pelo cérebro humano, a partir das diferentes leituras das experiências vivenciadas pelo indivíduo, o conhecimento é construído e, portanto, é cumulativo. As associações são feitas individualmente, por isso mesmo, o conhecimento construído é individual e único.