EQST

Quais So As Cidades Administrativas?

Quais são as cidades administrativas?

Podemos citar, como exemplo de cidades político-administrativas, Brasília (Brasil), Pretória (África do Sul), Washington (EUA), Ottawa (Canadá), entre outras.

O que é uma região administrativa?

As regiões administrativas são subdivisões territoriais do Distrito Federal, cujos limites físicos, estabelecidos pelo poder público, definem a jurisdição da ação governamental para fins de desconcentração administrativa e coordenação dos serviços públicos de natureza local.

O que é uma cidade portuária?

Cidades Portuárias são aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação e que abriga portos em plena área urbana, nesse seguimento temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).

Quais são as cidades portuárias brasileiras?

Lista com Principais Portos Brasileiros

  • Porto de Santos (SP)
  • Porto de Paranaguá (PR)
  • Porto Itapoá (SC)
  • Portonave (SC)
  • Porto de Rio Grande (RS)
  • Dp World Santos (SP)
  • Porto Chibatão (AM)
  • Porto de Suape (PE)

O que é a função de uma cidade?

As cidades tem função de oferecer recursos para os moradores, além de os direitos básicos dos seres humanos. Para isso temos uma prefeitura, para que todos esses recursos sejam distribuídos de forma igualitária para que todos os moradores tenham acesso.

Quais são as funções de uma cidade?

São convencionadas como funções sociais urbanísticas: habitação, trabalho, lazer e mobilidade; funções de cidadania: educação saúde, segurança e proteção; e as funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural, e sustentabilidade urbana.

O que é função urbana de exemplos?

Resposta. Função urbana é o papel econômico desempenhado por uma cidade dentro de uma lógica de divisão do trabalho. Ex.: Múltiplas, Industrial, Portuária, Turística, Religiosas, Política-administrativa, etc..

Como as cidades podem ser classificadas de acordo com sua função?

As cidades podem ser classificadas a partir de seu grau de influência econômica e também política. ... As cidades podem ser divididas em cidades locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais.

Qual é a função da cidade de Santarém descrita no texto?

textos. A cidade de Santarém, no estado do Pará, tem várias funções. No entanto, tem se destacado a função portuária.

Quais as principais atividades econômicas do município de Santarém?

Atualmente a economia de Santarém está assentada nos setores de comércio e serviços, no ecoturismo, nas indústrias leves e de beneficiamento (madeireiras, movelarias, olarias, panificadoras, agroindústrias, beneficiamento do látex, de arroz e castanha, casas de farinha, beneficiamento do pescado, torrefações, fábricas ...

O que significa a palavra Santarém?

substantivo masculino Espécie de uva trincadeira, oval. Etimologia (origem da palavra santarém).

Como é a cerâmica da cultura Santarém Brainly?

A cultura de Santarém se tornou notaria por conta da sua produção de cerâmica que era desenvolvida em um estilo bem peculiar, o qual é baseado no uso de técnicas de modelagem bem como incisão, ponteado e aplicação.

Como são as composições das cerâmicas da cultura Santarém *?

Os tipos cerâmicos predominantes presentes em Santarém são os vasos de cariátides4, vaso de gargalo5, vasos globulares, estatueta antropomorfa, muiraquitãs e caximbos.

Como são as composições das cerâmicas da cultura Santarém?

2- as composições das cerâmicas de Santarém são elaboradas com temas de animais da floresta tropical, estatuetas antropomorfas e representações de homens e mulheres.

Quais são as principais características da cerâmica Santarém?

Uma das vasilhas mais emblemáticas da cerâmica Santarém são os vasos de gargalo, caracterizados pela presença de um gargalo constrito com flange, base em pedestal e bojo lobado, geralmente com dois pares de apliques formando eixos de simetrias perpendiculares.

O que é cultura de Santarém?

Na região do baixo rio Tapajós floresceu a chamada cultura Santarém, que se notabilizou pela produção de uma cerâmica de estilo muito peculiar, baseado no emprego das técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação.

Onde vivia Santarém?

História | Santarém Pará Região Norte Do Brasil. Dez anos após a fundação de Belém, Pedro Teixeira junto a Frei Cristóvão, 26 soldados e numerosos índios exploravam o Rio Amazonas, quando se depararam com a aldeia de Tupuliçus na foz do Rio Tapajós e atracaram ali.

Quais são as produções artísticas que restou dos Tapajós?

Desde esse tempo os habitantes do Tapajós já faziam peças como vaso de gargalo, vaso de cariátides e outros utensílios de suas necessidades. Além dos vasos de gargalo e de cariátides, a cerâmica santarena também se destaca pelas estatuetas.

Quem são os Tapajós?

Os tapajós são um grupo indígena brasileiro, com remanescentes na área urbana de Santarém e na vila de Alter-do-Chão, no século XVII controlava uma extensa área entre os municípios de Juruti e Prainha , no estado brasileiro do Pará.

O que significa a palavra Tapajós?

Significado de Tapajós substantivo masculino plural Numerosa tríbo de Índios, nas margens do rio do mesmo nome, no Brasil.

O que significa Tapajós em Tupi-guarani?

Tapajós – Nome primitivo de Santarém, PA. Povoado na margem esquerda do ribeirão da Paz, que é da margem direita do Xingu, no distrito de Santa Terezinha, município de Luciara, MT.

Qual o idioma dos Tapajós?

A língua Apiaká é a língua original do nosso povo. Ela pertence à Família Linguística Tupi-Guarani do Tronco Tupi. Hoje em dia nós não dizemos que é a nossa língua materna porque a grande maioria fala somente o Português.

Como vivem os índios Tapajós?

Dezenas de moradores de Montanha e Mangabal participaram das oficinas, comunidades que há tempos têm suas terras ameaçadas pelos interesses de grileiros, mineradoras e madeireiros. Há um ano, entretanto, tiveram seu território garantido como Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE).

Onde surgiu a cultura tapajônica?

A arte tapajônica é de origem brasileira sendo uma manifestação artística descendente de forma direta da grande tribo indígena Tapajós, que habitava uma grande parte da região do Amazonas, em especial, na beira da cidade de Santarém, no Pará, nas proximidades do Rio Tapajós.