A realização de fisioterapia e exercícios também é fundamental no tratamento do joelho valgo, pois ajuda a corrigir a posição da articulação, promove o fortalecimento dos músculos da região e garante a mobilidade da pessoa.
Dentre eles podemos citar: o exercício de agachamento e exercício para reforçar a musculatura interna da coxa, mais conhecida como músculos adutores. Bicicleta, corrida e todas as atividades de impacto dos joelhos podem ser praticados, mas com intensidade moderada, sem exageros no tempo e na intensidade.
Veja como reduzir o valgo dinâmico!
Exercício para fortalecer a parte de trás da perna. Para fazer o exercício, deve-se ficar em pé e apoiar as mão em uma cadeira ou parede, e depois, com os joelhos juntos, dobrar a perna para trás sem separar os joelhos. Este exercício deve ser feito entre 8 a 10 vezes com cada perna, por 3 séries.
Na maioria dos casos, as pernas arqueadas começam naturalmente a se endireitar conforme a criança cresce. Se as pernas arqueadas não resolverem até os 3 anos de idade, pode haver uma causa subjacente, como doença de Blount ou raquitismo. Os adolescentes ocasionalmente têm as pernas arqueadas.
Isso significa que de fato as crianças apresentam as pernas tortas, mais dentro de um padrão considerado normal. São sinais de desalinhamentos fisiológicos joelhos com boa mobilidade, simétricos (iguais nos dois lados) e indolores, além marcos do desenvolvimento motor dentro da normalidade na criança.
Como realizar o exercício:
8 melhores exercícios para pernas torneadas
Exercícios para glúteos e posterior da coxa
Aumentar a massa muscular não depende só de exercícios, mas também de hábitos alimentares adequados
Mas se a ideia é definir, será necessário pedalar pelo menos três vezes por semana, durante uma hora, com a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) na média de 70%. Vale lembrar que ficar parada engrossa mais suas pernas do que fazer exercício. Porém, no caso, o resultado não será coxas muito musculosas, mas com gordura.