"Medicina Legal é uma ciência que busca explicar a causa da morte, correlacionando o fato ao óbito. O médico legista identifica causas de natureza externa, como crimes e acidentes", explica o legista.
Sob o ponto de vista didático, a Medicina Legal está dividida em Medicina Legal Geral (Deontologia e Diceologia) e Medicina Legal Especial.
“Medicina Legal é o conjunto de conhecimentos médicos e paramédicos destinados a servir ao Direito, cooperando na elaboração, auxiliando a interpretação e colaborando na execução dos dispositivos legais atinentes ao seu campo de ação de medicina aplicada” (Hélio Gomes).
O amplo campo da medicina legal e perícias médicas
A integração entre as áreas da Medicina e do Direito deve primeiramente assegurar a dignidade dos seres humanos, valori- zando sempre os direitos globalmente reconhecidos. Para tanto, muitas espécies de relações de contato entre estas ciências devem ser potencializadas.
A Medicina Legal tem seu papel contundente no desvendar de muitos crimes, pois é vasto o conhecimento que englobado com outras ciências como a Sociologia, Filosofia, Botânica e Zoologia e outras ciências, agregam conhecimentos favorecendo na formulação de teorias e técnicas que auxiliam os peritos nas mais variadas ...
Salários de Legista