As principais características da pintura maneirista são: Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.
Principais características: - Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada. - Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado. - Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.
O termo “Maneirismo” é utilizado pela crítica moderna para designar, principalmente, a arte italiana que foi produzida entre a Alta Renascença e o Barroco. Isso quer dizer o período que vai de 1520 a 1600 aproximadamente, que também é conhecido como o período da arte do Renascimento Tardio.
Barroco - forma de expressão artística que nasceu na Itália, entre os XVII e XVIII. A ideia principal do Barroco era a de criticar a Igreja Católica. ... Na ideia do Renascimento, o homem é que deve ser o centro do universo (antropocentrismo).
O Barroco é considerado um dos estilos mais dramáticos, as esculturas barrocas retratam sentimentos, principalmente o sofrimento. Já a arte renascentista retrata o homem em sí, não se liga muito na retratação do sentimento, portanto, não-dramática.
O desenvolvimento da pintura de paisagem durante o Barroco foi um reflexo desses novos descobrimentos. Na economia a principal mudança foi a formação de um sistema de mercado internacional através do desenvolvimento do sistema colonial nas Américas e Oriente, com a escravidão como uma das bases de seu funcionamento.
Barroco na Literatura. ... O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra.