A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Cada camada da atmosfera possui características específicas determinadas pela temperatura em relação à altitude e pela composição do ar. ... Dessa forma, a atmosfera é dividida em troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A estratosfera concentra 19% dos gases da atmosfera, ela é a segunda camada mais próxima da Terra. Como característica, ela possui pouco vapor d'água em sua composição e quase não apresenta nuvens. ... A estratosfera é rica em gás ozônio e pobre em gás oxigênio.
A temperatura da termosfera aumenta conforme a elevação da altitude. Isso ocorre devido à radiação solar. A quantidade de energia que incide do Sol pode elevar a temperatura a 2.
A termosfera é importante pois auxilia no encaminhamento das ondas dos meios de comunicação para o satélite,e dele para a Terra.
hidrogênio
É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar. O significado de troposfera vem do grego "tropos" e quer dizer mudança.
atmosfera terrestre
É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a temperatura diminui, atingindo -60 °C no ponto mais alto. Nessa camada ocorre a formação das nuvens e das chuvas.
Verificado por especialistas Os eventos que ocorrem na troposfera e que não existem em outras camadas são os eventos climáticos. ... Com cerca de 70% da concentração de nitrogênio, a troposfera possui uma espessura variante ao redor do globo, sendo de: 20 quilômetros na linha do Equador; 6 quilômetros na região dos polos.
Mas como ocorre o aquecimento desta camada? Vale a pena lembrar que, com relação ao aquecimento da baixa atmosfera (troposfera), a mesma é aquecida a partir da superfície terrestre, e não pelo sol diretamente. ... Dessa maneira, a atmosfera é aquecida a partir da superfície terrestre.
A Exosfera é a camada mais externa da atmosfera, situada acima da termosfera. ... Apesar da elevada temperatura, não há perigo de uma nave ou satélite sofrer aquecimento, já que a atmosfera a esta altitude é extremamente rarefeita, o que faz com que a troca de calor seja muito pequena.
A princípio, a exosfera cobre todas as distâncias nas quais as partículas ainda estão ligadas à Terra de maneira gravitacional, ou seja, as partículas ainda possuem órbitas balísticas que irão levá-las de volta ao globo terrestre. O ar é considerado rarefeito. As moléculas de ar escapam ao espaço de maneira constante.
Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).
A Termosfera é, por sua vez, subdividida em duas camadas. A camada inferior apresenta uma espes- sura de cerca de 400-500 km e é chamada ionosfera, porque nela ocorrem processos de ionização. ... A camada externa da ionosfera (a partir de 400-500 km) é chamada exosfera.
Exosfera. A exosfera é a maior e mais exterior camada da atmosfera terrestre. Ela se estende por 600 km até afinar e se misturar com o espaço interplanetário. Isso faz com que sua espessura seja de 10000 km.