A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc.
O sistema massa-mola é um dos tipos mais simples de osciladores harmônicos. Quando a mola tem o seu comprimento original alterado, uma força restauradora de origem elástica atua sobre ela, de modo que ela volte à sua posição de equilíbrio. O movimento descrito por um oscilador massa-mola é harmônico simples.
De acordo com esse cálculo, o trabalho necessário para deformar a mola é dado pelo produto da constante elástica (k) pelo quadrado da deformação dividido por 2. Essa quantidade de trabalho é exatamente a quantidade de energia que é armazenada pela mola em forma de energia potencial elástica.
a) A velocidade do carrinho quando ele abandona a mola é equivalente a 4m/s.
Para calcular a energia potencial elástica, utilizamos a equação:
Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada. ... Toda energia potencial pode ser transformada em outras formas de energias potenciais ou em energia cinética por meio da aplicação de uma força sobre o corpo.
Considerando que a força exigida para elevar um objeto é igual ao seu peso, a energia potencial gravitacional é igual ao seu peso (m x g) multiplicado pela altura h a que foi elevado.
Por exemplo, ao levantarmos um objeto até certa altura do solo estaremos transferindo energia do nosso corpo para o sistema constituído pelo objeto atraído pela Terra. ... Essa energia fica armazenada porque o objeto está a certa altura do solo e sujeito à atração gravitacional da Terra.
Verificado por especialistas. 1) A energia potencial gravitacional do objeto é 60 Joules.