Palavras com ch no início
EMPREGO DO X E DO CH Deve-se empregar o "x" após os ditongos (encontros vocálicos = vogal + semivogal em uma mesma sílaba). Exemplos: ameixa, feixe, caixa, trouxa, frouxo, gueixa, peixe, peixada, queixo, queixada, eixo, baixo, encaixar, paixão, rebaixar etc.
A regra ortografica de r e rr varia de acordo com a pronuncia da palavra , por exemplo quando a palavra leva duplo r , esta obedece uma duraçao na pronuncia isto e a consoante r e carregada enquanto que em palavras que levam apenas um r a palavra nao e carregada por.
As letras que vêm imediatamente antes e depois do rr são vogais. Perceba que o -rr sempre aparece entre vogais. Essa é a regra.
Verificado por especialistas Bom a consoante R é duplicada em palavras cujo o som visa sair mais forte do que o restante dos encontros consonantais ou entre outras vogais ou consoantes, isto é, a duplicação da letra R sempre ocorrerá no meio de palavras, jamais no início do termo.
Temos, então, mais essa regra: "RR" aparecem somente entre duas vogais, quando o som do "R" é o som forte. E usamos uma letra "R" quando o som forte do "R" aparecer no início das palavras, como em "rico", "rato", ou quando o som forte aparecer ao lado de, ao menos, uma consoante, como "enrolado", "enriquecer".
Proponha aos alunos, que separarem as palavras em grupos tomando como referência os diferentes usos da letra R....As palavras devem ser assim separadas quanto ao uso da letra R:
Par que o R fique forte entre vogais, é preciso dobrá-lo, ou seja, colocar mais um R. Assim, o R ficará com o som soprado, que é pronunciado com mais força, como em "terra" e "barriga".
Resposta: Explicação: Na palavra com "an" e "en" o "s" usado fica com som de "s" mesmo nas outras palavras o "s" usado fica com som de "z", pode me mandar uma foto das regras, porque tem várias, o que eu aprendi pode ser diferente das suas regras..
Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.
Resposta. Todas as que se fizerem necessárias, com exceção das consoantes p e b, onde devemos escrever com "M", de acordo com as regras da língua portuguesa, ou seja, em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”.
b) A regra que podemos registrar é a seguinte: A letra S tem som de /s/ quando está entre consoante e vogal e quando está dobrada (SS), nesse caso, somente entre vogais. Nas palavras bolsa, bolso, falso, bálsamo, pulso, Wilson, Celso, assado e osso, a letra S representa o fonema /s/.
Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.
Usa-se “S” nas seguintes situações:
No entanto, vou referir-lhe algumas a respeito do emprego de s, ss, c ou ç, todos com valor de /s/.