Diferente da cartilagem hialina, a cartilagem elástica não se calcifica. A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tecido com características intermediárias entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina. É uma forma de cartilagem na qual a matriz contém feixes evidentes de espessas fibras colágenas.
O crescimento da cartilagem ocorre por dois mecanismo diferentes: crescimento intersticial e crescimento aposicional. O crescimento intersticial consiste de divisões mitóticas de condrócitos e a secreção de nova matriz entre as células filhas levam a uma expansão da cartilagem.
A matriz da cartilagem hialina contém fibrilas de colágeno tipo II imersas em substância fundamental amorfa. As fibrilas de colágeno não podem ser visualizadas em preparados comuns, pois , além de possuírem reduzidas dimensões, seu índice de refração é muito semelhante ao da substância amorfa.
Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. ... Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso.
A cartilagem hialina é o tipo de cartilagem mais facilmente encontrada no corpo humano, como no nariz, anéis da traqueia, laringe, brônquios, extremidades ventrais das costelas, discos epifisários (se localizam entre a diáfise e a epífise dos ossos longos em crescimento, sendo responsáveis pelo crescimento do osso em ...
A cartilagem apresenta uma consistência firme, sem ser tão rígida quanto o tecido ósseo. Ela tem a função de sustentação e promove o revestimento das superfícies articulares, facilitando os movimentos, sendo de fundamental importância para o crescimento dos ossos longos.
O tratamento para a sinovite no joelho é iniciado com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides (oral ou injetável), seguido de fisioterapia. Em alguns casos o médico pode retirar o excesso de líquido intra articular através de uma punção.
Os medicamentos mais comuns para aliviar as dores nas articulações são:
Um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor nas articulações e reduzir a inflamação é o uso do chá de ervas com sálvia, alecrim e cavalinha. Porém, comer melancia também é uma ótima forma para evitar o desenvolvimento de problemas nas articulações.