A Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) refere-se à metodologia consagrada internacionalmente para avaliação de políticas fiscais, consistindo na soma entre o resultado primário do setor público não financeiro e a apropriação de juros nominais por competência.
Uma aproximação às necessidades iniciais de financiamento de um negócio pode ser obtida pelo montante de investimento necessário para abrir o negócio mais a diferença entre os custos e as vendas esperados durante a fase inicial do negócio. ...
Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. O déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo. O déficit foi de R$ 32,5 bilhões em 2014. ...
O resultado primário surge do confronto de receitas e despesas primárias no exercício, excluída a parcela referente aos juros nominais incidentes sobre a dívida líquida. Sua apuração fornece uma avaliação do impacto da política fiscal nas contas públicas.
A balança comercial é uma expressão utilizada para designar a diferença entre o valor que um país arrecada com as suas exportações e o valor que ele gasta com importações. Quando um país exporta mais do que importa, ele obtém um saldo positivo, ou superávit.
1- Financeiro Esse tipo é o resultado da comparação entre os ativos e os passivos financeiros. Dessa forma, ao subtrair os ativos pelos passivos, o resultado tem que ser positivo, ou seja, quando há mais ativos do que passivos, temos um superávit financeiro.
O maior superávit ocorreu em \(2006\) com \(46,5\) bilhões de dólares e o valor aproximado de exportações em \(2009\) foi de \(153,3\) bilhões de dólares.
O saldo da balança comercial resulta da diferença entre as exportações e importações. O saldo da Balança Comercial é considerado positivo quando há valores das exportações maiores que o das importações, havendo assim um superávit.
Superávit ou Déficit são nomenclaturas para demonstrar os resultados das associações, clubes, entidades religiosas, entidades sem finalidade de lucros. Lucro ou prejuízo são nomenclaturas para demonstrar os resultados das empresas em geral.
O superávit é a quantia que sobra dos rendimentos, depois que são subtraídos os valores das despesas, significando que os ganhos foram maiores do que os gastos. ... Assim, um superávit não simboliza diretamente um lucro.
2) Subgrupo Superávit ou Déficit Acumulado: ... 2) As entidades sem finalidade de lucro são aquelas em que o resultado positivo não é destinado aos detentores do patrimônio líquido e o lucro ou prejuízo são denominados, respectivamente, de superávit ou déficit.
O superávit provém tanto do excesso de arrecadação, quanto da economia orçamentária. ... É a diferença entre a despesa orçamentária realizada e a despesa orçamentária fixada. É a diferença negativa entre estas duas despesas. Já o déficit provém exatamente do contrário do superávit: da arrecadação a menor que o previsto.
A apuração do superávit financeiro é feita pelo confronto entre os totais do ativo financeiro e do passivo financeiro, constante do balanço patrimonial do exercício anterior.
Já a insuficiência de arrecadação é quando as receitas previstas suplantam as receitas arrecadadas. C A receita prevista é maior que a despesa realizada.
O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. ... O superávit é representado pela diferença a maior entre a execução da Receita e da Despesa e devera ser adicionada à coluna de Execução da Despesa para igualar com a Execução da Receita.
O Resultado Orçamentário demonstra o valor atingido pela administração pública na gestão orçamentária dos recursos. O resultado orçamentário é obtido através da diferença entre as Receitas Orçamentárias deduzidas das Despesas Orçamentárias.
Demonstrativo contábil em que se confrontam, num dado momento, as receitas e despesas previstas na lei orçamentária com as realizadas. A partir da comparação entre o previsto e o realizado é possível constatar a ocorrência de superávit, déficit ou equilíbrio orçamentário.
O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, por categoria econômica, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstra o resultado orçamentário e discrimina: (a) as receitas por fonte; (b) as despesas por grupo de natureza.
Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício).
excesso de arrecadação, o qual corresponde ao saldo positivo das diferenças, acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista, considerando-se a tendência do exercício, e a realizada; ... cancelamento, pelo respectivo Poder Legislativo, de autorização orçamentária de receita para cobrança no exercício.
2) O excesso de arrecadação utilizado como fonte de recursos para abertura de créditos adicionais corresponde ao saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a receita realizada e a prevista para o respectivo exercício financeiro, considerando, ainda, a tendência do exercício (art.
A reestimativa de receita pelo Poder Legislativo é o rito do processo orçamentário, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, o qual determina que o Poder Executivo envie o Projeto de Leio Orçamentária Anual (PLOA) ao Poder Legislativo (Congresso Nacional) com prerrogativas para reavaliar as estimativas de ...