O nome Elah Originado da cultura hebraico. Elah significa árvore.
Situa-se 20 km a sudoeste de Belém e a cerca de 30 km a oeste de Jerusalém, muito próximo da cidade de Bete-Semes. Historicamente foi um local de grande importância estratégica devido a ligar a região de Sefelá aos montes da Judeia.
Segundo a Bíblia existiu outro Golias, o geteu, cujo nome muitas vezes é confundido com o famoso Golias, o filisteu, de Gate, o mesmo que Davi derrotou em batalha. Este foi ferido em Gobe, por Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita por uma das pelejas contra os filisteus.
Azeca, uma cidade na região da Sefelá, que guardava os limites superiores do vale de Elá. O lugar é identificado com Tel Zacarias (Tell Zakariyeh) ou Tel Azeca, a uns 26 km a noroeste de Hebrom.
Socó (1Rs 4:10) era uma cidade na planície de Judá, onde os filisteus acamparam quando invadiram Judá após serem derrotados em Micmás. ... Nesta campanha militar, Golias foi morto e os filisteus foram completamente derrotados. Adaptado de: Illustrated Bible Dictionary (Socho).
E é a própria Bíblia que diz isso. “Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu a Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão”, afirma o livro de Samuel, que, capítulos antes, registrara a luta do pastorzinho contra o grandalhão.
Davi foi humilde em reconhecer que a sua vitória sobre os seus inimigos, só seria possível pelo grande amor do Senhor, pois ele sabia que sozinho nada conseguiria. ... É por isso que Davi conseguiu enfrentar todos os seus inimigos. Ele confiava plenamente no Senhor e se entregava totalmente a ele.
Da história de Davi e Golias, podemos aprender que o Deus que servimos é capaz de derrotar qualquer um dos gigantes em nossas vidas –medo, depressão, questões financeiras, incredulidade, e muitos outros. ... A história de Davi e Golias é apenas um dos muitos exemplos do poder sobrenatural de nosso Senhor.
Jefté quando rejeitado pelos que se julgavam eleitos, se juntou aos maus feitores, mas ele não era mal. Era com ele que estava o poder de vencer os inimigos de Gileade.
Os samaritanos acreditavam que adoravam o mesmo Deus dos judeus, mas não aceitavam as mesmas Escrituras dos judeus, a não ser os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés. Como não aceitavam os demais livros da revelação divina (por acharem que eram invenções dos judeus), o culto dos samaritanos era defeituoso.