Quais os conceitos importantes quando se trabalha com gases e líquidos inflamáveis e combustíveis? Combustão: reação química de oxidação, exotérmica, favorecida por uma energia de iniciação, quando os componentes, combustível e oxidante (geralmente o oxigênio do ar) se encontram em concentrações apropriadas.
O que são gases inflamáveis? Chamamos de gases inflamáveis as substâncias que podem entrar em combustão quando entram em contato com o oxigênio e na presença de uma fonte de ignição.
Salvamento de vítimas; Contenção e Controle do produto; Descontaminação; Antes que se possam iniciar operações efetivas de reação em um acidente com materiais perigosos e inflamáveis, deve-se obter a maior quantidade de informações possíveis a respeito da identidade do produto como também do acidente.
A NR 20 define que os líquidos inflamáveis são os que possuem ponto de fulgor ≤ 60º. Por outro lado, os líquidos combustíveis encontram-se com ponto de fulgor > 60º C e ≤ 93º C. Já os gases inflamáveis são os que inflamam com o ar a 20º C e a uma pressão padrão de 101,3 kPa.
20.
De modo geral, os líquidos inflamáveis são aqueles que entram em combustão com muita facilidade, exemplos deles são o acetileno, solvente, gasolina, benzeno, detergentes sintéticos etc… Já o combustível é uma reação química do tipo exotérmica (libera calor), este fenômeno é chamado de combustão, exemplos deles são óleo ...
Dimetil mercúrio
Os 5 elementos químicos mais letais
Um produto que apresente um ponto de fulgor abaixo de 65,6°C (ensaio de vaso aberto) ou abaixo de 60,5°C (ensaio de vaso fechado) é considerado inflamável (embora seja também combustível); acima deste valor é considerado combustível e não inflamável.