Quando Um Filho Rejeitado Pelo Pai?

Quando um filho rejeitado pelo pai

Entender as diferentes implicações relacionadas à rejeição familiar é importante, visto que essa é a principal referência de socialização dos filhos, principalmente, na infância e adolescência. Nesse sentido, os comportamentos educativos e a postura dos pais são essenciais para o desenvolvimento emocional e do perfil comportamental dos mais novos.

Aceitação paterna reflete em melhor ajustamento psicológico

A leitura que agora Thales faz destes que foram momentos críticos de sua infância está em consonância com o que apontam estudos sobre os impactos do sentimento de rejeição nos pequenos. Um artigo publicado na revista científica fluminense “Estudos e Pesquisas em Psicologia”, em 2015, indica que esse grupo de pessoas, que se sentem excluídas e indesejadas, apresenta risco maior para delinquência, abuso de substâncias, evasão escolar e depressão. O texto aponta que a rejeição entre pares – isto é, entre colegas de idade similar – “é um problema comum na infância, sendo que aproximadamente 12% das crianças atingem critérios sociométricos que as enquadram nessa categoria”. Recorrendo à literatura internacional – pois, no Brasil, poucos estudos se debruçam sobre a temática –, as autoras salientam que “aproximadamente metade dos alunos rejeitados apresenta um perfil de comportamento agressivo, ao passo que a outra metade é caracterizada pela dificuldade em outras habilidades sociais, apresentada como comportamentos passivos e de timidez”.

Logo, a família é algo que precisa estar atrelado ao indivíduo desde o nascimento, principalmente, quando a criança aprende a diferenciar emoções positivas de negativas. Na infância, perceber o desprezo dos pais pode levar a um enorme sentimento de insegurança, o que compromete a forma de encarar a vida e a maneira de se comportar no futuro.

Leia também

Leia também

Foi muito bom a leitura dos temas expostos. Tenho que agir com çautela com uma filha jovem de 15 anos que se comporta de uma maneira agressiva e de desestabilidades emocionais. Penso em procurar ajuda profissional. Gostaria de ter mais detalhes sobre enternamento psiquiátrico com apoio de vcs.

Vou começar com a autoestima. Ser rejeitado é algo que abala qualquer um, porém quando a autoestima vai bem e a criança tem forte a crença de que ela tem valor mesmo quando as coisas não dão certo, ela passará pela dor da rejeição, irá processar estes sentimentos e sair deles com dignidade. Não dá para excluir a parte ruim da vida, não conseguiremos estar atrás dos filhos a vida toda, mas podemos criá-los bem!

Em primeiro lugar, nossa atitude ao ver ou escutar, deve ser a de empoderamento da criança rejeitada. Tomando cautela para não colocá-la no papel de “pobre coitada”: superprotegendo-a e nem a bajular com elogios vazios. Usar o encorajamento ao lidar com as emoções ao invés de tentar alegrar logo a criança mostra que apesar de dolorida, a rejeição e outros problemas, podem ser manejados.

Estudo indica que 12% das crianças se sentem excluídas e indesejadas; esse grupo apresenta risco para delinquência, abuso de substâncias, evasão escolar e depressão

[…] não é nada anormal. O problema surge quando essa ansiedade, por diversos fatores — como a rejeição dos pais ou timidez extrema —, se mostra mais forte que o saudável, e começa a atrapalhar a vida da […]

Junto com a famosa lição de não falar mentiras, nós educadores temos o dever de ensinar que não se deve falar tudo que se pensa em certas ocasiões ou corre-se o risco de perder alguns colegas e atrair a antipatia. Não é porque as crianças são pequenas que elas deixam de se encaixar nas regras de bom senso e convívio social. E o modo como se fala representa um espaço enorme em como os outros recebem nossas palavras. Vale a pena trabalhar isso com os pequenos.

Para entender a rejeição, é preciso olhar para dentro

Para entender a rejeição, é preciso olhar para dentro

E poderá usar quando nós não estivermos lá para ajudar, por isso lembrem de praticar. Se a criança aceitar, ofereça um abraço. Se durante tudo isto seu filho chorar ainda mais, saiba que vocês estão no caminho certo. Chorar lava a alma, cura feridas, alivia angústias e a empatia e nosso apoio ajudam a criança a se apropriar dos problemas da vida dela e lidar com a realidade. Isto as coloca numa posição mais saudável e com mais poder para seguir em frente solucionando os problemas que aparecem.

Ela abriu um sorriso enorme, acho que ficou aliviada. Trabalhem isso no dia a dia com as crianças, a aparência geral bem cuidada é respeito com o próprio corpo e também com os outros. Ali começou um processo para essa garotinha em busca de suas amizades e no entendimento de algumas regras sociais.

O desamor no desenvolvimento da criança

Logo, indivíduos que cresceram com as emoções abaladas são mais propensos ao sofrimento psicológico. Além disso, eles adquirem uma personalidade mais insegura e vulnerável ao uso problemático de drogas e álcool e às ideações suicidas. Dados da OMS apontam que 36% dos suicídios da América Latina ocorrem entre adultos de 25 a 44 anos.

Outros exemplos sobre ajudar a criança a olhar para ela mesma como participante do que acontece à sua volta são quando o filho/aluno fala certas coisas que magoam os colegas, quando cometem o “sincerocídio”. As crianças não aceitam de bom grado certas ofensas em grupo, é importante ensinar que devemos ser verdadeiros mas acima de tudo devemos ser humanos!

Como lidar com esses sentimentos?

É uma queixa muito comum, mas a criança não tem consciência de dizer que está tendo um certo desafio de comportamento por se sentir rejeitada. Dentro da parentalidade positiva, o que dizemos é que crianças que não se sentem amadas, aceitas e importantes são aquelas que vão apresentar algum desafio de comportamento. A criança pode ter uma crise de ansiedade, pode desenvolver depressão, pode ser diagnosticada erroneamente com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou com o Transtorno Desafiador de Oposição (TOD), pode ser uma criança agressiva em casa e/ou na escola, ter rendimento escolar baixo... São inúmeros os desafios que podem estar relacionados ao fato de a criança se sentir rejeitada.

Vou dar um exemplo que aconteceu em sala de aula anos atrás com uma garotinha de 3 anos e meio. Ela era simpática, autêntica e inteligente, mas não se interessava por alguns aspectos de aparência e higiene que já incomodavam os colegas dessa idade. Vivia com o dedo no nariz ou com as mãos molhadas de terem sido postas na boca e o cabelo desgrenhado.

Quando a criança se sente rejeitada?

Ouça em voz altaPausarAs consequências do sentimento de rejeição na infância A criança que se sente rejeitada pode deixar de ser espontânea e passar a buscar sempre a aprovação dos outros. Ela começa a agir sempre da maneira como imagina ser esperado dela.

Quando uma criança é rejeitada?

Ouça em voz altaPausarAs consequências do sentimento de rejeição na infância A criança que se sente rejeitada pode deixar de ser espontânea e passar a buscar sempre a aprovação dos outros. Ela começa a agir sempre da maneira como imagina ser esperado dela.

Quando uma criança se sente rejeitada?

Ouça em voz altaPausarUma criança que se sente rejeitada, terá muito mais facilidade em chamar a atenção dos pais com os mais variados comportamentos, sendo que, a tristeza no olhar, a rejeição dos alimentos, o choro frequente podem ser os primeiros sinais de alerta, a par das birras e do mau comportamento.

O que fazer quando o meu filho é rejeitado?

Dicas para ajudar crianças que se sentem rejeitadas
  1. Incentivá-las a não ir atrás de ninguém.
  2. Incentivar a comunicação para ajudar as crianças que se sentem rejeitadas.
  3. Trabalhar as habilidades sociais.
  4. Fortalecer a autoestima para ajudar as crianças que se sentem rejeitadas.
  5. Falar com a escola e pedir ajuda.

O que fazer quando o filho se sente rejeitado?

Ouça em voz altaPausarSe uma criança tem sido rejeitada por outra criança, ou por algum dos seus companheiros de classe, faça com que ela saiba que se não a aceitam ela não deve se rebaixar e tentar a todo custo que sejam seus amigos. Existem muitas pessoas no mundo que podem ser seus amigos e muito melhores.