Elas são provocadas pela obstrução das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, e podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).
Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas). Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
Acne de grau 1: pele cheia de cravos, pretos ou brancos (bolinhas fechadas). Acne de grau 2: muitos cravos e algumas espinhas, às vezes com pus, às vezes só com o pontinho inflamado. Acne de grau 3: alguns cravos e várias espinhas, que muitas vezes formam uns caroços na pele.
Acne grau I – Acne Comedogênica. O objetivo é diminuir a formação dos comedões. O tratamento pode ser feito com retinoides tópicos como o Tazaroteno, Adapaleno ou Ácido retinoico. Também podem ser usados sabonetes a base de ácido salicílico e ácido azelaico.
→ Manifestação da acne
As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne. Superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos da pele estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.
Coma alimentos ricos em vitamina A, como couve, cenoura, espinafre cozido e tomate e não poupe os sucos naturais e chás. 4. Trate a espinha desde seu início, não espere que ela se torne um "vulcão" em seu rosto. O tratamento inicial bem realizado previne o surgimento de cicatrizes e complicações.
A espinha é formada por uma lesão papulosa da pele. Esse espécie de 'bolinha' contém bactérias, chamadas cientificamente de propionibacterium acnes, e células inflamatórias misturadas ao sebo, formando aquele 'pus' um tanto quanto nojento.
O liquido que sai das espinhas é o pus, um exsudato purulento, formado por corpos bacterianos, plasma sanguíneo e células de defesa, também pode conter células vermelhas misturadas.
Os sete principais alimentos que causam espinhas
Podemos espremer ou furar a espinha interna? E fazer limpeza de pele profunda? Não podemos de maneira alguma manipular uma espinha interna e a Dra. Tatiane explica o porquê: “Além de não sair secreção, a espinha vai se tornar mais inchada e inflamada, além de haver formação de cicatrizes”.
O que fazer
Se você não tratar vai demorar mais tempo, mas se usar secativo, sabonete, etc ... pode durar muito menos. Eu diria que uma espinha pode durar de dois a dez dias”, revelou.
1. Ela pode realmente ser um cisto. “Espinhas que incham e nunca ficam externas são notórias por aparecerem no mesmo local”, diz Zeichner. Elas se desenvolvem quando seu poro, que tem a forma de um tubo longo, se ramifica e faz com que o óleo faça um desvio de seu caminho para a superfície da pele.
Excisão total. No procedimento de excisão total, o cisto é completamente removido, incluindo sua cápsula. Mas não pode ser feito quando há inflamação. Nesse caso, pode ser necessário o uso de corticosteróides, e assim que a inflamação estiver sob controle, realiza-se a excisão total do cisto.
Na maior parte das pessoas as espinhas aparecem perto dos 12 anos, têm um pico aos 15 e desaparecem aos 21. Quem tem acne na idade adulta deve ter apresentado o problema na adolescência, que persiste em uma doença crônica na fase adulta.
Acnes em mulheres adultas são dolorosas e costumam coçar Segundo especialista, entre 5% e 10% das mulheres sofrem com o problema, que pode ser desencadeado por fatores hormonais, emocionais ou medicamentosos.
Para diminuir ou evitar as espinhas limpe a pele, evite produtos gordurosos, hidratação com o produto adequado para o seu tipo de pele, filtro solar, não cutucar a espinha e evitar alimentos com alto índice glicêmico e proteína do leite.
Possíveis causas. O cisto sebáceo forma-se quando uma glândula sebácea entope, ocorrendo o acumulo progressivo de gordura nessa região, fazendo com que vá aumentando de tamanho. A glândula sebácea ou o seu ducto podem entupir devido a uma lesão na área, como um corte ou uma ferida, ou pode ser uma consequência da acne.
As lesões características podem ser comedões abertos (escuros) ou fechados (claros), pápulas inflamatórias, pústulas, nódulos ou cistos que podem levar a cicatrizes permanentes e alterações na pigmentação cutânea. As lesões ocorrem principalmente na face, pescoço, dorso e regiío torácica.
A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.
Pode surgir por genética "comprometida", distúrbios endócrinos e variações hormonais, fatores externos (caso do sol e poluição), alimentação e até estresse. Segundo a medicina ayurvédica, a posição das espinhas no rosto pode denunciar problemas em outras partes do corpo. Socorro!
Os exames laboratoriais considerados de valor diagnóstico para endocrinopatias relacionadas a acne foram: testosterona livre, androstenediona, deidroepiandrosterona, sulfato de deidroepiandrosterona, hormônio folículo estimulante, hormônio luteinizante e prolactina.
Principais remédios para tratar espinhas (acne)
O tratamento, portanto, depende da ligação da acne ou não com fatores hormonais. “No caso de acne por alterações hormonais, a medicação de eleição é a isotretinoina, prescrita após uma série de exames como hemograma completo, hepatograma, colesterol e o teste de gravidez, no caso de mulheres.
Tomate, limão, abacate e pepino: são muito eficazes na limpeza da pele, eliminando bactérias da superfície. Eles ajudam a combater a vermelhidão, hidratam a pele e removem o óleo extra. Além de tudo isso, são fonte de vitamina C, que controla os ferimentos de acne e revitaliza a pele.