Uma das principais causas da Conjuração Baiana é a liberdade comercial. ... Apesar de um final negativo, uma das principais consequência da conjuração baiana foi o movimento relevante instituído pelas reuniões e conversas que serviram futuramente para as campanhas a favor da abolição da escravidão do Brasil.
Os líderes da Conjuração Baiana, um movimento revolucionário nativista e que defendia a Independência, defendiam o fim do Pacto Colonial, de modo que o Brasil deixasse de ser uma colônia de Portugal (se isto não fosse possível, ao menos que a região da Bahia se tornasse independente), a abolição da Escravidão e maiores ...
Aderiram e participaram do movimento, homens brancos mulatos, negros livres e escravos. ... Entre as principais lideranças do movimento destacam-se: João de Deus Nascimento e Manuel Faustino dos Santos, ambos mulatos e alfaiates; Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas Amorim Torres, também mulatos.
Os participantes da Inconfidência Mineira exigiam liberdade política, cultural e religiosa, exigindo o fim do Absolutismo, o fim da colonização (ao menos do território de Minas Gerais) e a proclamação de uma República.
Tupac Amaru II exigia que as punições cruéis e desumanas contra a população nativa fossem abolidas, que a escravidão chegasse ao fim, que fossem criados direitos aos povos indígenas e que o Peru se tornasse uma nação independente.
Aconteceu entre os anos 1780 e 1781 e foi uma revolta de índios descendentes dos incas. Estes índios eram habitantes dos Andes e tentaram resistir por 40 anos ao invasor espanhol, porém em 1781, seu último chefe (Túpac Amaru I) foi capturado e executado pelo vice-rei do Peru, Francisco de Toledo.
- eram contra a exploração colonial e a relação de autoridade da metrópole; - os ideais iluministas que contribuíram para que a população mudasse a forma de pensar sobre o mundo e a forma de governo autoritária do Antigo Regime; - luta pela liberdade econômica e autonomia de governo.
As causas imediatas da revolta de Tupac Amaru terão sido a visita em 1780 ou inspeção efetuada por José António de Areche e as reformas fiscais por ele introduzidas nestes territórios, às quais se opunha a população indígena, que se confrontava também com os corregedores e pedia a abolição do trabalho forçado nas minas ...
Túpac Amaru II, nascido José Gabriel Condorcanqui Noguera, foi um líder indígena peruano. Tupac Amaru II conduziu a maior rebelião anticolonial da América no século XVIII.
E foi a discordância do sistema de impostos espanhol que influenciou, em 1780, a primeira rebelião liderada por Tupac Amaru II. Para os mestiços e os demais moradores das colônias de Espanha, os corregedores pesavam na cobrança dos tributos e eram injustos na distribuição de bens e serviços.
Inspirado por essas idéias, Condorcanqui mudou seu nome para Túpac Amaru II e organizou um movimento emancipacionista que contou com o apoio da elite criolla. A rebelião começou em 1780, com a execução de um dos chefes espanhóis da administração colonial.
Tupac Amaru II conduziu a maior rebelião anticolonial da América no século XVIII - a chamada Grande Rebelião -, que teve lugar no Vice-reino do Rio da Prata e no Vice-reino do Peru, iniciada em 4 de novembro de 1780, com a captura e posterior execução do corregedor Antonio de Arriaga.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
O Peru foi palco de repetidas revoltas indígenas durante todo o século XVIII, culminando em 1780, na maior de todas, liderada por Túpac Amaru, um descendente real inca.
A Revolta dos Beckman, ocorrida em 1684 no Maranhão, foi liderada pelos irmãos Manuel e Tomás Beckman, que plantavam cana-de-açúcar no Maranhão na época. No Maranhão, como em São Paulo, houve conflitos entre os colonos e os jesuítas por causa da escravização dos indígenas.
Resposta: Havia muitos acordos entre os espanhóis e os índios locais. Geralmente, o líder local, denominado curaca, era responsável por estabelecer um contrato com o colonizador que garantia a oferta de mão de obra em troca do recebimento de parte dos impostos.
18 de maio de 1781
Resposta: Micaela Bastidas conhecida por combater expedições, dar ordens e recrutar povo do lado do seu marido ou em sua ausência. Ficou encarregada da administração de TUNGASUCA quando Tupac Amaru partiu em direção ao Sul. Por sua atuação, foi presa, julgada e condenada à morte.
Resposta:Micaela Bastidas Puyucahua, foi uma líder indígena pioneira contra o domínio espanhol na América do Sul e mártir da independência peruana. Com o marido Túpac Amaru II, ela liderou uma rebelião contra os espanhóis e, como ele, sofreu o martírio de execução pelos espanhóis quando a revolta fracassou.
Expectativa de resposta: Sim, Micaela teve um papel de destaque pois liderou tropas, deu ordens, foi a encarregada da administração na ausência de seu marido e atuou ativamente pelo fim do domínio espanhol na região.
Resposta: As ideias de liberdade e luta por igualdade de direitos contribuíram para que Tupac Amaru projetasse uma rebelião contra a metrópole espanhola, organizando assim uma insurreição indígena no Peru, contando também com apoio da elite de criollos (colonos residentes no local) e dos mestiços desse país.
Micaela Bastidas Puyucahua, foi uma líder indígena pioneira contra o domínio espanhol na América do Sul, e um mártir da independência peruana. Com seu marido Túpac Amaru II, ela liderou uma rebelião contra os espanhóis e como ele, sofreu o martírio de execução pelos espanhóis quando a revolta falhou.
É a máxima heroína do período vice-reinal e a mais importante mártir de sua época, Micaela Bastidas (...) Seu pai foi o negróide Manuel Bastidas e sua mãe Josefa Puyucachua, de raça acobreada” (2001, p. ... Todas somos Micaela.
Micaela Bastidas pretendia apressar a marcha ao Cuzco pois acreditava que teria adesão do povo. ... No final do mês de dezembro, Tupac Amaru e seus capitães iniciaram sua marcha em direção a Cuzco. Nesse momento, Tupac Amaru e Micaela Bastidas foram juntos na frente dos rebeldes.
História da América Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.