O Imperialismo é fruto do desenvolvimento do capitalismo, que nasceu com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Essa revolução iniciou-se de maneira pioneira na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e foi responsável por inúmeras mudanças.
Em 1939, foi assinado o pacto Molotov-Ribbentrop. Este foi um pacto de não agressão entre Alemanha e União Soviética. Também determinou a divisão da Polônia entre os países. As reivindicações territoriais alemãs sobre a Polônia desagradaram a França e a Inglaterra e desencadearam a Segunda Guerra Mundial.
O Imperialismo foi um processo de expansão colonial dos países industrializados (Inglaterra, Alemanha, França...), que se caracterizou pela dominação e exploração da Ásia, América Latina e a África.
As necessidades determinaram o imperialismo foram matéria-prima (abundantes e extremamente baratas), formação de mercado consumidor para a venda de mercadorias e novos locais para investimentos. ... O imperialismo pode ser constato pelo colonialismo do século XVI e o neocolonialismo do século XIX.
O imperialismo é a prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, de uma nação com o objetivo de dominar outras. Dessa forma, os Estados que possuem muito poder bélico e econômico, empreendem forças visando a conquista de territórios e o aumento da influência sobre outros países por todo o mundo.
As principais características do Imperialismo são o etnocentrismo, o nacionalismo, exploração econômica e expansionismo militar e cultural. ... Este sentimento, quando despertado entre europeus, fazia surgir o nacionalismo, que colocava estes países em estado de disputa uns com os outros.
O que é Imperialismo: ... Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial. No entanto, no colonialismo, os países colonizados perdiam a sua soberania e o controle político e eram anexados ao país dominante.
Resposta: Imperialismo é uma série de ideias, medidas e mecanismo que, sob determinação de um Estado-nação, procuram efetivar políticas de expansão e domínio territorial, cultural ou econômico de seu país sobre outra ou várias regiões geográficas vizinhas ou distantes.
Imperialismo é a dominação econômica e/ou territorial exercida pelos países desenvolvidos o capitalismo financeiro e monopolista sobre as nações da África, da Ásia e da América Latina.
Assim sendo, é correto afirmar que a expansão imperialista: A) Deu-se por meios pacíficos, porque os povos africanos e asiáticos não possuíam uma tradição belicosa e guerreira e não desenvolveram nenhuma resistência à penetração europeia em seus países.
Os ideólogos dos tempos do imperialismo tinham o modelo de civilização europeu como um exemplo para conseguir as melhores condições de vida que o homem poderia ter e, portanto, quem estivesse distante deste teria condições inferiores e não privilegiadas, quando colocadas em contraponto a esse modelo.
O Imperialismo Europeu - ou Neocolonialismo A busca pelo monopólio econômico e por investimento de capital externo passou a gerar a busca por domínio econômico de outros países, por mão-de-obra barata, matéria-prima e mercados consumidores.