Sim, existe cura! O tratamento acontece por meio do desenvolvimento da capacidade da observação de si. O paciente, por meio das sessões de terapia, começa a discernir pensamentos funcionais dos disfuncionais e paulatinamente reconhece os pensamentos obsessivos que geram compulsões.
Neurose obsessiva é o termo criado por Freud em 1986 para designar um distúrbio que produz sofrimento psíquico e que aponta para os impasses do sujeito com o seu desejo inconsciente, compondo, juntamente com a histeria, as neuroses de transferência.
Os sintomas variam de pessoa a pessoa, mas normalmente estão ligados ao excessivo e incontrolável. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, medo de ir a determinados lugares, entre outros.
A neurose é um transtorno crônico ou recorrente não psicótico, caracterizado por sintomas que angustiam a pessoa e que ela reconhece como inaceitáveis e estranhos.
Em psicanálise, a noção de neurose de guerra está ligada ao conceito trauma quando derivado da violência cruel e quase sempre assassina do outro. Todo o trauma é uma violência, sexual ou não. Freud escreve sobre neurose de guerra em vários textos de sua obra.
Uma TED pode ser feita pelo internet banking ou no caixa eletrônico dos bancos. Nessa modalidades, a transação custa cerca de R$ 8 nos grandes bancos. Porém, os bancos digitais já oferecem TED gratuita, como veremos mais adiante. Também é possível fazer uma TED nos caixas físicos das agências bancárias.