Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva. Outros conceitos dessa teoria são super-soma e transponibilidade.
A percepção é o ponto de partida e um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os gestaltistas ao questionamento da psicologia associacionista.
Max Wertheimer
Considera-se que a Gestalt-Terapia surge nos EUA como uma nova abordagem em psicoterapia no ano de 1951, com a publicação do livro Gestalt-Therapy: excitement and growth in the human personality, de autoria de Fritz Perls, Paul Goodman e Ralph Hefferline.
A Psicologia da Gestalt estuda as sensações de espaço forma e tempo forma. ... A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
A Gestalt-terapia tem uma visão de homem baseada no existencialismo, que valoriza a subjetividade, a singularidade, a responsabilidade e a vivência e tem como foco principal a existência humana.
Um conceito central em Gestalt-Terapia é o conceito de awareness1, que se caracteriza pela consciência de si e a consciência perceptiva; é a tomada de consciência global no momento presente, a atenção ao conjunto da percepção pessoal, corporal e emocional, interior e ambiental (Ginger, 1995, p. 254).
1 – A criatividade na Teoria Organísmica de Kurt Goldstein Goldstein definia a auto–regulação organísmica como uma forma do organismo interagir com o mundo, segundo a qual o organismo pode se atualizar, respeitando a sua natureza do melhor modo possível. Segundo as palavras do próprio Goldstein (1995, p.
Awareness ou Brand Awareness é a consciência de marca do público em relação à sua empresa, seus produtos ou serviços. A estratégia para gerar Awareness aumenta o número de pessoas familiarizadas com a marca, que passam a identificá-la como referência no mercado frente aos seus concorrentes.
Reflita-se sobre a teoria paradoxal da mudança, que revela que "a mudança ocorre quando uma pessoa se torna o que é, não quando tenta converter-se no que não é [...] mas acontece se dedicarmos tempo e esforço a ser o que somos" (Beisser citado por Fagan e Shepherd 1975, p. 110).
Frazão (1999), na mesma linha de pensamento relata que o ajustamento criativo se refere à capacidade do indivíduo de interagir com o ambiente na fronteira de contato, adaptando, sempre que necessário, a demanda das necessidades às possibilidades de atendimento do ambiente.
Para medir isso é importante ter um registro das visitas no seu site antes, durante e depois de uma campanha de Branding. Desta forma é possível comparar os números e avaliar se houve ou não um aumento nas visitas. Divida sua audiência em duas partes e exponha apenas uma a campanha de Branding.
Quais os métodos para calcular o brand equity?
Conheça 5 dicas para melhorar o Branding da sua empresa
Como Fazer Branding Para o Seu Negócio: As 7 Melhores Estratégias de Branding
Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. ... Seu objetivo principal é despertar sensações e criação de conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra.
A importância do branding para um negócio é enorme, pois essa estratégia está atrelada à geração de valor de uma marca. ... Para isso, é fundamental fortalecer suas ações de relacionamento, gerir a comunicação de forma estratégica e oferecer uma boa experiência aos clientes.
7 dicas para fortalecer sua marca e aumentar suas vendas
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. ... É exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
No passado, as empresas conseguiam se diferenciar pelo tipo de produto que comercializavam, por sua qualidade, tecnologia ou preço. ... A disputa não é mais entre um produto e outro, mas sim, entre o que a marca de cada produto simbolicamente representa para cada consumidor.
A reputação ou imagem da marca envolve o conjunto de percepções que o público tem sobre a sua empresa. Na prática, podemos afirmar que ela está diretamente ligada com a visão dos clientes sobre o alinhamento dos valores e ações do seu negócio.
A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o seu empreendimento.
A marca é responsável pela percepção que o cliente tem de um produto ou empresa. Ela transmite os valores empresariais e fornece uma identidade ao negócio.
Marca cria valor financeiro Grande parte desse valor é devido à marca da empresa. Uma marca forte geralmente garante negócios futuros. Quanto maior a devoção de uma empresa para construir seu valor de marca, melhor será o retorno financeiro de seus esforços.