A primeira delas é a Lei dos Crimes Cibernéticos (Lei , conhecida como Lei Carolina Dieckmann, que tipifica atos como invadir computadores (hacking), roubar senhas, violar dados de usuários e divulgar informações privadas (como fotos, mensagens etc).
O registro da ocorrência pela web depende do preenchimento correto de um formulário disponível no site da Delegacia Eletrônica. Além de informações pessoais da vítima, são pedidos dados como local onde o crime aconteceu e características de um possível autor.
Confira os passos que devem ser seguidos em casos como esse:
Tipos de crime cibernético
Por fim, os crimes cibernéticos comuns são aqueles em que a internet é utilizada para como meio para a realização de um crime já tipificado em lei (PINHEIRO, 2002, p. ... Crimes eletrônicos puros ou próprios são aqueles que sejam praticados por computador e se realizem ou se consumem também em meio eletrônico.
No Brasil os crimes cibernéticos vieram à tona somente no final da década de 90, quando foi descoberta uma invasão em vários sites ligados ao governo, como o site oficial do Supremo Tribunal Federal. ... Entendemos assim que os crimes cibernéticos é um ato ilícito, pois é praticado por um individuo e atinge a sociedade.
Crime informático, crime cibernético, e-crime, cibercrime ( em inglês, cybercrime), crime eletrônico ou crime digital são termos aplicáveis a toda a atividade criminosa em que se utiliza um computador ou uma rede de computadores como instrumento ou base de ataque.
Pois, a depender do tipo penal, a denúncia pode ser feita na delegacia de sua região. Existem no Brasil algumas delegacias especializadas em crimes cibernéticos como, por exemplo, a 4ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos (DIG/DEIC) localizada em São Paulo.
O crime cibernético é todo crime que é executado online ou principalmente online. Isso pode incluir desde os roubos de identidade e outras violações de segurança mencionadas acima a crimes do tipo "pornografia de vingança", "cyberstalking", assédio, bullying e até mesmo exploração sexual infantil.
O caminho para denunciar crimes virtuais é mais fácil do que você imagina. Acesse www.disque100.gov.br e seja um agente fiscalizador do mundo virtual! Sua atuação é fundamental para a punição de quem comete esse tipo de crime e ainda está impune.
Clique em “Denunciar”, caso seja uma foto, ou “Denunciar vídeo”. O conteúdo desaparecerá de seu feed de notícias. Para denunciar uma linha do tempo vá até o perfil da pessoa. Clique no ícone da engrenagem no canto superior direito e depois selecione a opção “Denunciar/Bloquear”.
Para denunciar uma mensagem no Facebook como spam:
De acordo com o CNET, os usuários do Facebook poderão enviar sua denúncia para o e-mail [email protected]fb.com quando encontrarem um anúncio fraudulento. "Ao oferecer relatórios ao Facebook, podemos investigar e pedir o desmonte do site ao seu provedor se for necessário", afirmou a empresa em seu blog oficial.