Sempre que elaboramos uma mensagem escolhemos um modo para tal, a isso damos o nome de função comunicativa, a escolha de como elaborar uma mensagem escrita ou falada. Existem as seguintes maneiras ou funções: FUNÇÃO EMOTIVA: Toda comunicação elaborada com uso opinativo, linguagem lírica.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
Resposta. A ênfase é dada ao emissor da mensagem. Ela está presente em artigos de opinião, diários, cartas pessoais, poemas, músicas, entre outros.
– Use linguagem corporal e expressões faciais para ajudá-lo a entender visualmente o que você está dizendo. – Evite distrações, desligando sons de fundo, como televisão ou rádio, quando estiver falando. – Incentive-o a pedir que você esclareça algo ou repita o que disse se ele não entendeu da primeira vez.
Estratégias para estimular a fala em uma criança autista
A fala e a escrita, são consideradas habilidades produtivas (ou expressivas); e a leitura e compreensão oral, receptivas. Em alguns casos elas têm tido um tratamento desintegrado no ensino, em função do objetivo do curso, das necessidades dos alunos, do currículo da escola, etc.
Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.