Periodização é o planejamento sistemático do treinamento atlético ou físico. O objetivo é alcançar o melhor desempenho possível na competição mais importante do ano.
Ele é baseado em três fases: preparatório, competitivo e de transição. Na fase de preparação, o atleta busca sua melhor forma física com um treinamento mais geral, focada em ganhos de força, resistência e agilidade, e do treino específico, em que são trabalhadas características do esporte escolhido.
Microciclo: É a menor unidade do treinamento, sendo composto de 1 até 4 semanas de treino. Caso essa periodização se estenda por 6 semanas, será chamada de microciclo extensivo.
Confira o passo-a-passo para montar uma periodização de treino em um software
No culturismo temos três fases ou Mesociclos de Treinamento: ... MICROCICLO REGENERATIVO: Faça a cada 3 a 5 semanas de treino, uma semana será utilizada apenas com o fim regenerativo. Cada fase terá a duração e conteúdos específicos quanto a exercícios; VOLUME: (Número de séries e repetições).
Como criar um macrociclo
De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:
Neste tipo de periodização para hipertrofia, a ideia-chave é periodizar o Volume e a Intensidade consoante a capacidade de recuperação e resposta de cada atleta ao treino. Ou seja, à medida que progredimos num bloco, o treino torna-se cada vez mais desafiante – com maior volume e proximidade à falha.
Periodização abrange dividir seus treinamentos em períodos de 4 meses a 1 ano, com ciclos de construção da performance, em cada um destes ciclos você vai focar na melhora da força, hipertrofia, definição muscular ou transição para que ocorra o repouso ativo.
O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses. O macrociclo é dividido em blocos de mesociclos (com a duração de 1 a 2 meses).
Segundo Fleck (2011) a periodização linear segue o modelo clássico, começando com um treinamento de alto volume e baixa intensidade e progredindo para baixo volume e alta intensidade de treinamento. Na periodização não-linear ou ondulatória as mudanças de intensidade e volume acontecem com mais frequência.
A periodização linear segue a tendência de diminuir o volume e aumentar a intensidade ao longo do período de treino, e a periodização ondulatória varia o volume e a intensidade de treinamento, elevando os ganhos de condicionamento em longos períodos de treino, isto é, a intensidade e o volume são variados pela ...
Segundo Rhea (2003), a periodização linear reversa é uma variação da linear como o nome sugere a mudança na intensidade e no volume é inversa então assim a um aumento no volume e uma redução gradual na intensidade a cada ciclo como na periodização linear a linear reversa a intensidade e o volume do treinamento são ...
Os Microciclos são as menores unidades do processo de periodização. São caracterizadas pelas sessões de treinamento e podem ser variáveis em período de acordo com a quantidade de sessões totais, normalmente totalizando entre 1 a 4 semanas de treinamento, variando de acordo com a capacidade a ser trabalhada.
Segundo Zakharov (1992) existem 7 tipos de mesociclos : incorporação, básico, estabilizador, controle, pré-competitivo, competitivo e recuperativo. Mesociclo de Incorporação - É utilizado no início do período de preparação, visando possibilitar a passagem do atleta da situação de repouso ativo para a de treinamento.
treinamento handebol A periodização é um dos mais importantes conceitos do planejamento do treinamento. ... Esta forma de estrutura do treinamento desportivo tem como seu idealizador o russo Matveiev, sendo criada nos anos 60 durante até nossos dias, e se divide em macrociclo, mesociclo e microciclo de…
Período competitivo onde o objetivo é a manutenção do adquirido anteriormente com ênfase em exercícios com gestos desportivos e solicitações metabólicas semelhantes ao de uma competição para que ocorra o desenvolvimento específico evitando uma especilização erronêa do organismo.
Uma periodização bem organizada viabiliza, paralelamente, o ganho de resistência e força e gera hipertrofia e definição. ... Por todos esses aspectos, praticantes de musculação que fazem uma correta periodização do treino têm resultados muito mais efetivos e a ocorrência de lesões se torna muito menor.
Preparação física geral: tem como objetivo aumentar os níveis de força e resistência, desenvolver a velocidade, melhorar a flexibilidade e a coordenação. Nessa etapa o treino se inicia com um volume de médio para alto. A intensidade é secundária.
O período preparatório é relativo a aquisição da forma esportiva. O período competitivo é relativo a manutenção da forma esportiva. O período transitório é responsável pela perda temporal da forma esportiva.