Condutividade elétrica representa o quão facilitado será o transporte de cargas elétricas quando for inserida uma diferença de potencial elétrica no circuito elétrico.
A presença de impurezas pode ocorrer tanto de forma natural quanto por causa de falhas na fabricação! Em alguns casos, os condutores são feitos de ligas metálicas que é uma mistura entre dois ou mais metais, o que diminui a condutividade do condutor, pois quanto mais puro o metal maior a condutividade.
Cada material possui uma condutividade específica, porém alguns fatores interferem na capacidade do material permitir a passagem da corrente elétrica. E por isso, para ter bons condutores de eletricidade é preciso estar atento aos fatores que vamos citar!
Continue nos acompanhando no site do Munda da Elétrica, pois sempre postamos conteúdos como esse! Nos acompanhe também nas redes sociais para ficar por dentro sobre tudo da área da elétrica. Caso você tenha alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários que iremos te responder!
A resistividade elétrica é o oposto da condutividade elétrica, já que é a propriedade que dificulta a passagem de corrente elétrica para o material.
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Assim como os campos magnéticos, a frequência também pode alterar a condutividade dos condutores, pois ao aumentá-la acima de um limite elevado, uma parte da corrente elétrica que deveria fluir através do condutor passa a fluir ao seu redor. Essa propriedade é conhecida como efeito peculiar e só é possível em circuitos alimentados com corrente alternada, porque em corrente contínua a frequência é igual a zero!
A fórmula que utilizamos para calcular a resistividade elétrica é a da segunda lei de Ohm, mas também podem ser utilizadas fórmulas relacionadas à temperatura e à condutividade.
Resistividade elétrica é a medida do quanto de dificuldade a corrente elétrica terá para atravessar um determinado material quando ele estiver conectado a uma tensão elétrica.
Os materiais que possuem boa condutividade elétrica são chamados de condutores elétricos e aqueles que possuem má condutividade elétrica são chamados de isolantes elétricos. Em geral, os metais são bons condutores de energia elétrica, porém cada um possui as suas propriedades específicas. Podemos classificar os materiais em:
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
A temperatura é um fator importantíssimo a ser levado em consideração quando o assunto é a condutividade. Fazendo uma comparação com a resistência elétrica, por exemplo, ao passar uma corrente por um condutor, quanto maior a resistência mais calor será liberado. Podemos observar essa relação na imagem abaixo, considerando a Lei Joule.
Os metais e soluções iônicas costumam apresentar altos valores de condutividade elétrica, em razão do grande número de elétrons livres neles. Geralmente, bons condutores de eletricidade também são bons condutores térmicos.
Podemos observar esse fenômeno em diferentes dispositivos elétricos e em linhas de transmissão. Por isso, é comum que alguns aparelhos eletrônicos venham acompanhados de mecanismos de resfriamento, justamente para manter a temperatura do condutor baixa e constante.
A condutividade elétrica é o oposto da resistividade elétrica, já que é a propriedade que facilita a passagem de corrente elétrica para o material.
Outro fator importante que altera a condutividade dos materiais é a presença de impurezas, que são partículas de material isolante presentes em condutores! Elas contribuem para que haja uma redução na condutividade do material, impedindo dessa maneira o fluxo de corrente nos condutores.
Saiba mais: Eletrodinâmica — o ramo da Física que estuda o movimento das cargas elétricas
Para calcularmos sua condutividade, basta calcular o inverso de sua resistividade – e não o inverso da resistência elétrica, que é chamada de Condutância – cuidado para não confundir os termos!
Como converter a condutividade em salinidade?
A água destilada em laboratório serve como padrão e apresenta condutividade de 0.
Conecte os fios vermelho e preto do multímetro em seus portos positivos e negativos, respectivamente. Toque os fios na água em extremidades opostas do lado mais largo da assadeira. Veja a resistência em ohms que aparece na tela. Para esse exemplo, suponha uma resistência de 33 ohms.
Quando se adiciona o sal (NaCl) ao sistema, a condutividade do sistema aumenta consideravelmente. A água não só dissolve o sal, como também dissocia a molécula do sal (solvatação). O sódio elementar (Na) apresenta um electrão em excesso e o cloro (Cl) com uma forte afinidade por electrões.
O mais comum é utilizarmos água destilada (processo de condensação) ou deionizada (quando os sais são removidos), onde a condutividade está em valores entre 0,5 uS/cm2 a 5 uS/cm2.
Água Ultrapura – Equipamentos analíticos mais sensíveis geram demanda por água de melhor qualidade. ... A água deionizada tem condutividade da ordem de 1 a 0,1 µS/cm (resistividade de 1 a 10 MΩ-cm) e precisa ser gerada por leito misto de deionização com resinas fortemente básicas.
A condutividade elétrica é uma propriedade que caracteriza a facilidade que os materiais possuem de transportar cargas elétricas. Quanto maior o número de elétrons livres em um material, maior a sua capacidade de transportar eletricidade.
Condutibilidade: os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença da nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.