O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro.
Na primeira geração romântica, tem-se José de Alencar e Gonçalves Dias como maiores expoentes; Álvares de Azevedo é o principal autor do Ultrarromantismo brasileiro; Com uma obra com forte tom abolicionista, Castro Alves é o grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro.
São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.
As principais características dessa fase foram:
As principais delas são:
Romantismo proclama a liberdade de criação e de expressão. Essas são características predominantes do movimento, mas suas tendências foram diversas. * Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval.
Características do Romantismo são o subjetivismo, individualismo, a grande idealização, sentimentalismo exagerado, egocentrismo, interação da natureza junto ao eu-lírico, a contemplação do grotesco e sublime, medievalismo e o byranismo.
O Romantismo foi o movimento artístico e cultural que marcou a ascensão da burguesia e da individualidade, nos séculos XVIII e XIX. O Romantismo foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes.
As principais características do realismo literário estão relacionadas com a capacidade de demostrar a realidade da maneira mais verossímil possível. ... Retrato fidedigno da realidade. Busca do objetivismo. Cientificismo e materialismo.
O palco do teatro realista demostra a preocupação com os textos teatrais e sua revelação na arte dramática. Assim, os cenários realistas são vazios e destituídos de grandes detalhes. Para tanto, o foco principal é revelar as mazelas da sociedade e das profundezas do ser humano.
O Realismo é um movimento artístico que buscou objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX. O Realismo foi um dos principais movimentos artísticos do final do século XIX. Com diversas formas de manifestação, a arte realista teve grande importância tanto na Europa quanto no Brasil.
Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano. Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos.
Um projeto literário do realismo era colocado em prática no período de ascensão dessa manifestação artística/literária. ... Além disso, o Realismo trata do presente e como o indivíduo vive nele, descartando ideias passadas pelo período contemporâneo a época, sendo uma escola literária que ia na contramão do Romantismo.
O realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França. Como o próprio nome sugere, essa manifestação cultural significou um olhar mais realista e objetivo sobre a existência e as relações humanas, surgindo como oposição ao romantismo e sua visão idealizada da vida.
A vertente do realismo retrata o homem e a sociedade de maneira crua, sem filtros ou pudor em relação a todas suas impurezas e defeitos. É comum temas como desigualdade social, adultério, ganância e impotência, ambos retratados a fim de evidenciar ou exibir a verdadeira natureza humana.
O Realismo no Brasil dá enfoque ao homem, ao seu cotidiano e à crítica social. Assim, por meio de uma linguagem simples e objetiva, as obras são ricas na descrição de detalhes - características que visam aproximar o leitor o mais possível da realidade.