NR 9 NORMA REGULAMENTADORA 9 PROGRAMA DE PREVENCAO DE RISCOS AMBIENTAIS. 1.
4.
Vibrações de Corpo Inteiro: Por Que Dois Indicadores? Na legislação brasileira, estão previstos dois indicadores para a avaliação da exposição ocupacional às vibrações de corpo inteiro: aceleração resultante de exposição normalizada (aren) valor da dose de vibração resultante (VDVR).
15.
Assim, é possível verificar se em algum momento da jornada de trabalho o Limite de Tolerância foi ultrapassado. Valor máximo = L.T. x F. D. Onde: L.T. = limite de tolerância para o agente químico, segundo o Quadro n.
O limite de tolerância (LT) é a concentração ou intensidade de agentes nocivos abaixo da qual a maioria dos expostos não deverá apresentar danos específicos à saúde, durante a vida laborai. Os LTs vigentes (P 3214/78 e sucessivos) consideram jornadas de 48 horas semanais.
Para atividades insalubres em grau mínimo, o adicional é de 10% do salário mínimo. Para insalubridade em grau médio, o adicional é de 20%, e para o grau máximo, é de 40% do salário mínimo da região. A classificação do grau de insalubridade de cada atividade é definida pela Norma Regulamentadora 15.
Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao auvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto Page 4 3. será de 130 dB (LINEAR).
Abaixo de -73,0 Não é permitida exposição ao ambiente frio seja qual for a vestimenta utilizada.
QUADRO N.º 1
Caso essas duas práticas não sejam cumpridas pelo empregador, a câmara fria gera o adicional de insalubridade de grau médio, cujo valor corresponde a 20% do salário mínimo.
Consequências na saúde do trabalhador Além da hipotermia, temos outras consequências da exposição ao frio intenso, como frieiras, as já conhecidas doenças respiratórias e a “vasoconstrição” (contração dos vasos sanguíneos) que reduz o fluxo de sangue para a pele, causando “roxeamento” das extremidades.
Passando para um cenário de frio extremo, temperaturas excessivamente geladas podem provocar sensação de queimadura (em vez de congelamento), amnésia e até mesmo perda de consciência. Estudos estimam que quando a temperatura interna corpo atinge 23°C, os órgãos param de funcionar.
Cuidados preventivos, como lavar o nariz com soro diversas vezes ao dia e evitar contato com agentes das causas alérgicas, por exemplo, o pó que se acumula dentro de casa, são essenciais. As baixas temperaturas favorecem a contração dos vasos sanguíneos, que é a chamada de vasoconstrição.
Em situações extremas, o frio pode diminuir a temperatura corporal abaixo dos 35ºC, causando hipotermia, cujos sintomas progridem de arrepios, sonolência, confusão, coma, até à morte. As crianças e os idosos são mais susceptíveis, pois têm muitas vezes limitações de movimento e de comunicação.
Resposta: Por conta da hipotermia. Explicação: A hipotermia ocorre quando o corpo não é mais capaz de se esquentar, (por este mesmo motivo pessoas mais magras sentem mais frio, por possuírem menos gordura corporal).
O frio tende a causar a contração do corpo, para reter calor. As dores viriam de um enrijecimento dos músculos e articulações. “As pessoas tendem a ficar mais quietinhas do que se exercitarem.
Além disso, o frio pode provocar alergias e facilitar infecções. Quando a temperatura cai, geralmente o ar fica mais seco, o que resseca as mucosas do aparelho respiratório. Isso compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo, favorecendo o aparecimento de doenças respiratórias.
Eles são causados pelos diferentes vírus comuns no verão. “Todos esse fatores podem de alguma forma fragilizar o sistema imunológico e predispor a infecção pelos vírus respiratórios do resfriado e da gripe.
Por que a gripe é mais comum no inverno | Animação #05
Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a verificar um aumento no número de doenças respiratórias. Isso se dá especialmente pela grande permanência em locais fechados e a menor circulação de ar, que torna o contato com secreções contaminadas mais simples.
A gripe pode ser transmitida através da tosse ou espirro de uma pessoa doente:
7 dicas para melhorar da gripe mais rápido
Verifique se os fios continuam na ordem certa, e se um deles saiu de posição, remova o cabo e comece de novo;
Confira algumas:
A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.
Para se curar – ou melhor, tratar – a gripe, o paciente deve repousar e beber bastante água. Com supervisão do médico, ele pode recorrer a um antiviral ou outros remédios (antitérmicos, analgésicos…) que controlam os sintomas da doença, como febre e dores. Em sete dias, a infecção costuma perder a força.
4 melhores remédios caseiros (chás) para tratar a gripe
A nossa dica, portanto, é combinar esses ingredientes para preparar um chá bom para gripe que seja infalível.