Você já deve ter ouvido que uma maçã podre tem o poder de estragar todas as outras. ... Algumas frutas, como maçãs e peras, produzem um hormônio gasoso chamado etileno, que, entre outras coisas, é conhecido por ser um agente de amadurecimento.
Chamamos de maçãs podres os colegas de trabalho que fazem uso da negatividade, da crítica ou do abuso constante. Com seu comportamento, contaminam toda a organização, causando estresse, sofrimento e baixa produtividade.
Avaliando a qualidade da maçã Procure partes evidentemente estragadas. Caso a maçã tenha partes podres, marrom-escuras ou molengas na casca, isso significa que ela já passou do ponto. Manchinhas e cascas sem brilho, por sua vez, não significam que a maçã estragou.
O perigo advém de micotoxinas e fungos que penetram nos produtos alimentares. Quando uma fruta, por exemplo a maça, parece ter uma mancha de podridão, não será seguro cortar a parte visivelmente afetada e comer o resto porque as micotoxinas ter-se-ão já espalhado pelo resto do fruto.
O apodrecimento é causado por fungos e bactérias que se encontram normalmente presentes na superfície do fruto. Eles invadem os tecidos da fruta e decompõem substâncias alo presentes, principalmente açúcares. Os microorganismos decompõem essas substâncias, e daí retiram o alimento necessário a sua sobrevivência.
Enquadram-se nessa categoria, por exemplo, o mel, os cereais (como arroz, farinha e feijão), as frutas secas (como as uvas-passas) e as carnes salgadas (como as carnes-de-sol). Eles são considerados não perecíveis, porque só estragam depois de três a quatro meses fora da geladeira.
Contaminada por fungos ou bactérias, os tecidos da fruta que já seriam naturalmente degradados, decompõem-se ainda mais rápido devido à procura desses invasores por nutrientes neles presentes, principalmente açúcares.
Vários fatores causam a deterioração dos alimentos, tornando-os itens inadequados para o consumo. Luz, oxigênio, calor, umidade, temperatura e bactérias podem afetar tanto a segurança quanto a qualidade dos alimentos perecíveis. Quando sujeitos a esses fatores, os alimentos vão se deteriorar gradualmente.
Quando os alimentos se encontram na fase de deteriorização, ocorre o ataque de fungos, leveduras e principalmente de bactérias que aceleram mais ainda o processo. Dentre esses microrganismos que se desenvolvem nos alimentos, as bactérias são mais resistentes ao processo de tratamento pelo calor.
6 a 12 meses: Os microorganismos, insetos e outros seres invertebrados geralmente transformam a matéria orgânica de forma eficaz. No entanto, o miolo de uma maçã, que se decompõe em uns seis meses em clima quente, pode conservar-se por um ano num lugar mais ameno.
Normalmente, você logo joga fora e perde o alimento, que, neste caso, está mofado ou embolorado, como também pode ser chamado. O mofo é o resultado de uma grande concentração de fungos, que são organismos que estão presentes em qualquer matéria orgânica.
Mofo é formado por fungos filamentosos, também conhecidos como bolores. São organismos microscópicos que assumem formas parecidas com vegetações. Eles tão por aí e não conseguimos ver. Quando encontram uma fonte de alimento (como uma laranja ou um pão por exemplo) começam a se alimentar e se reproduzir.
Como evitar que alimentos perecíveis estraguem rápido
5 dicas para conservar alimentos por mais tempo
11 dicas de como conservar alimentos frescos por mais tempo
Com o alimento cozido em mãos, o certo é resfriá-lo antes de colocá-lo na geladeira. A preparação precisa passar de 60 ºC para 10 ºC em até duas horas. Para isso, você pode deixá-lo em um recipiente de vidro, longe de alimentos crus.
O tempo médio de durabilidade dos legumes e verduras é até 5 dias, quando crus. Se os legumes forem cozidos, duram apenas 3 dias.
ovos: de 15 a 30 dias; leite: apenas 2 dias depois de aberto; legumes e frutas: de 3 a 7 dias na geladeira (no congelador, esse tempo varia); verduras e temperos: de 2 a 3 dias na geladeira.
Muita gente me faz essa mesma pergunta, a marmita na geladeira dura quanto tempo? Na verdade, depende de muitos fatores, mas a duração é de cerca de 5 dias.
O básico "arroz e feijão", por exemplo, pode durar cerca de 5 dias. Já o ovo cozido pode durar cerca de uma semana, quando bem conservado. O cuidado maior deve estar com as carnes (vermelhas e brancas) que costumam durar dois ou no máximo três dias dentro da geladeira.
5 dias
três dias
Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.