1. Despedaçar com violência. 2. [Figurado] Afligir muito; atormentar.
CONCEITO: São distúrbios no desenvolvimento ou crescimento das estruturas dentárias, tendo como resultado final, um dente diferente do normal.
Os dentes em desenvolvimento irrompem por meio de um complicado emaranhado de tecidos mineralizados e não mineralizados. Esse movimento precisa da reabsorção do osso e, muitas vezes, das raízes dos dentes decíduos na direção do movi- mento, e formação do osso e da raiz (ou raízes) na direção oposta.
A lâmina dental é primeira evidência de dente e começa a se desenvolver na sexta semana no útero ou três semanas após a ruptura da membrana bucofaringeal. É formado nas células do ectoderma oral e se proliferam mais rapidamente do que células de outras áreas.
A indução recíproca resulta na diferenciação de odontoblastos e ameloblastos Esses eventos começam nos locais correspondentes às futuras cúspides do dente e progridem sequencialmente, descendo pelas vertentes das cúspides até a região da alça cervical.
O ectomesênquima subjacente ao órgão do esmalte passa a se chamar papila dentária responsável pela formação da dentina e polpa.