Partindo de uma perspectiva científica, o diamante não se encontra na tabela periódica devido o seguinte motivo: A construção dos elementos e de seus compostos em laboratório que são elencados na tabela periódica, são relacionados com os processos químicos e fenômenos utilizados no cotidiano do homem.
* Diamante: a estrutura do diamante é formada por átomos de carbono ligados cada um a outros quatro átomos de carbono, conforme a ilustração a seguir mostra. Por possuir uma estrutura mais compacta, o diamante é duro, não conduz eletricidade e sua densidade é igual a 3,51 g/cm3.
Pois, apesar de serem compostos de carbono, o diamante é um arranjo de carbonos unidos por ligações covalentes, fortes, tornando-o uma estrutura cristalina rígida. Já o grafite, são "lâminas" de carbono dispostas umas sobre as outras, o que o torna mais "mole".
Por formar estruturas tetraédricas rígidas que se estendem por todo o cristal, o diamante adquire uma grande dureza e rigidez que consta na escala de Mohs para dureza de minerais. No grafite, os átomos de carbono estão hibridizados em sp2 em estruturas planares e hexagonais que se estende por todo o material.
A claridade da pedra é o fator de maior importância para estimar seu valor. Como já dito, a maioria dos diamantes possuem pequenas traços ou falhas minerais visíveis ou invisíveis ao olho nu. A claridade do diamante é determinada pela quantidade de falhas presentes no cristal, diamantes sem falhas são raros.
O diamante é o material mais duro do planeta: 58 vezes mais duro que qualquer outro material na natureza. Isso acontece porque estrutura de cristal do diamante é isométrica. Isso significa que os átomos de carbono são ligados da mesma maneira em todas as direções.
diamante
Segundo a Escala de Mohs, convenção adotada para essa medição, ele tem dureza de 10, que é o valor máximo que essa medida pode atingir. Ou seja ele é uma pedra que não pode ser riscada com qualquer material. Portanto, apenas um diamante consegue riscar outro.
Uma equipe de cientistas dos Laboratórios Nacionais Sandia, nos Estados Unidos, diz ter desenvolvido o “metal mais resistente do mundo” – uma liga de platina e ouro baseada na união de microestruturas. Cem vezes mais durável do que o aço, o novo composto, ainda sem nome, foi feito com 90% de platina e 10% de ouro.
Resposta. Descoberto em 2002 por Andre Geim, físico holandês nascido na Rússia e professor de física da Universidade de Manchester, na Inglaterra, o grafeno é considerado o material mais forte, fino e flexível do mundo.
Ligas de Aço combinam carbono, aço e outros metais para fazerem materiais resistentes de dureza 9. O Carboneto de Tungstênio também atinge durezas de 8 a 9. O Titânio também é um metal duríssimo, usado para fazer aviões, navios, ônibusespaciais e até relógios à prova d'água. ESPERO TER AJUDADO!
Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.
Na engenharia dos materiais, a resistência dos materiais é a capacidade do material de resistir a uma força a ele aplicada. Entretanto, tornar materiais mais fortes pode estar associado a uma deterioração de outras propriedades mecânicas. ...
grafeno