A fêmea é vivípara, ou seja, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe. Alguns escorpiões reproduzem-se assexuadamente por partenogênese, em que os óvulos se desenvolvem diretamente em embriões, sem serem fecundados por um macho, como ocorre, por exemplo, com T.
Já nos escorpiões-pretos, a fecundação é cruzada. O número de filhotes varia de 15 a 25, de acordo com a espécie e, após o parto, os filhotes alojam-se no dorso da mãe por cerca de 1 semana, até sofrerem a primeira ecdise e partirem para a vida independente.
Após o nascimento, os filhotes andam no dorso (costas) da mãe até sua primeira troca de pele, quando conseguem se alimentar sozinhos. A longevidade depende da espécie, em torno de 5 anos de idade, mas há registros de mais de 20 anos em algumas espécies. A maturidade sexual ocorre depois do primeiro ano.
4 anos
Considerado o mais venenoso da América do Sul, é o escorpião causador de acidentes graves, principalmente no Estado de Minas Gerais. O Bothriurus araguayae é um animal inofensivo não oferecendo perigo algum, por isto, é uma espécie apenas controlada para a preservação.
Existem algumas espécies de escorpiões cuja picada é mortal para o ser humano, aprenda a identificá-las a seguir:
Há duas principais espécies de escorpiões mais temidas em solo brasileiro: o escorpião-marrom e o escorpião-amarelo. Esses dois tipos são responsáveis pela quase totalidade dos acidentes com os animais peçonhentos. Ao menor sinal deles, contrate o serviço de dedetização de escorpiões.
Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte. Na ponta da cauda dos escorpiões há uma espécie de espinho chamado de télson.
O tempo de duração é de cerca de 6 horas. Nos casos mais delicados, a vítima recebe soro antiescorpiônico e fica em observação durante pelo menos 12 horas. Normalmente a picada de escorpião provoca dor moderada ou intensa ou formigamento no local.