A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. ...
Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados. ... Isso, inevitavelmente, promove uma melhora no desempenho do aluno.
1. Compareça e participe, com interesse, de todas as reuniões, conheça o calendário escolar, a proposta pedagógica da escola, saiba o que se espera que seu filho aprenda ao longo do ano; Dê sua opinião e incentive que outros pais façam o mesmo.
Como a escola pode motivar os pais no processo escolar e engajá-los para participar da educação de seus filhos?
Como acompanhar a vida escolar dos filhos?
O pais têm direito de:
O direito dele sobre o filho é pelo "poder parental" e não pelo pgto ou não de pensão. Tal proibição apenas a JUÍZA DA CAUSA pode determinar.
Segundo Regis de Oliveira, o maior avanço da lei é deixar mais claro o que caracteriza a alienação parental e também como o Judiciário pode agir para reverter a situação. "O juiz pode afastar o filho do convívio da mãe ou do pai, mudar a guarda e o direito de visita e até impedir a visita.
A lei da guarda compartilhada determina aos juízes que estabeleçam o compartilhamento obrigatório da custódia dos filhos se não houver acordo entre o casal. Dessa forma, os pais têm direito a visitar ou passar um tempo com os filhos mesmo sem um acordo judicial.
'A guarda só não pode ser compartilhada se for declarada incapacidade de um dos pais', diz OAB.
A pensão alimentícia na guarda compartilhada funciona da seguinte forma: O genitor que detém a guarda da criança (local onde a criança reside) não possui, em regra, a obrigação de pagar pensão alimentícia, pois, entende-se que uma vez a criança morando em sua residência terá acesso aos alimentos básicos.