Resposta: Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. ... A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.
Foi também nesse período que o samba, um dos mais importantes gêneros musicais da nossa cultura, ganhou mais prestígio pelos próprios brasileiros e independente da classe. Antes disso, era relegado às camadas populares. Mas, na era Vargas, as marchinhas eram o verdadeiro sucesso do carnaval.
Resposta. Resposta: A urbanização causada pela atração da população do campo para as cidades em busca da maior oferta de emprego gerada pela industrialização, além da existência de melhores condições de renda e de vida.
O cenário cultural brasileiro durante A Era Vargas foi marcado por uma rica variedade de manifestações e a consolidação de outras novidades nunca antes experimentadas em nossa história. ... Os escritores de destaque dessa época enxergavam o Brasil como uma nação composta por diferentes indivíduos e costumes.
O DIP tornou-se o órgão coercitivo máximo da liberdade de pensamento e expressão durante o Estado Novo e o porta-voz autorizado do regime.
Durante o Estado Novo, observamos a criação de uma série de mecanismos de censura que representavam a instalação de um regime ditatorial no Brasil. Contudo, ao contrário do que se possa deduzir, essa situação de ordem restritiva não implicou na diminuição das manifestações culturais pelo país.
Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar liderado por generais que compunham seu próprio ministério e que pôs fim ao Estado Novo. ... O estopim para a ação militar foi a nomeação de um irmão de Getúlio, Benjamim Vargas para chefe da polícia do Rio de Janeiro.
O Estado Novo foi o período ditatorial da Era Vargas (começando em 1937 e terminando em janeiro de 1946), e repercutiu na sociedade e na cultura brasileira com o aumento da censura, a proibição e perseguição de dissidentes políticos e pelo aumento do culto à personalidade de Vargas.
Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945 pelos mesmos militares (como Góis Monteiro e Dutra), que o haviam levado ao poder e apoiado durante os últimos 15 anos. Com a realização de eleições federais na sequência, terminava a segunda ditadura civil militar brasileira.
A queda de Getulio Vargas ocorreu em um contexto político global influenciado pela derrota do nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial e pela demanda por abertura política no Brasil. ... Evidentemente, tal movimento preocupava setores da elite brasileira e das Forças Armadas.
A ditadura do Estado Novo (1937-1945) Atualmente, já é consenso entre os especialistas que Getúlio Vargas governou durante 15 anos (1930-1945) como um líder autoritário e instituiu a partir de 1937 uma ditadura.
Nesse período, o autoritarismo, a censura e a tortura foram práticas comuns do governo. Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Esse regime foi instaurado no poder de nosso país por meio de um golpe organizado tanto pelos meios militares quanto pelos civis.
21 anos
1 de abril de 1964 – 15 de março de 1985