Paineira-rosa (Ceiba speciosa), assim chamada, é por muitos conhecida como barriguda. Não por acaso. Nativa brasileira, a paineira costuma apresentar na base de seu caule uma espécie de bojo ou alargamento, parecido com uma garrafa. Daí o nome – barriguda.
Madeira branca e mole, talvez por isto a árvore seja pouco cortada. A lã serve para encher travesseiros, colchões e selas. A casca é utilizada no tratamento de hérnias, reumatismo, inflamação do fígado, problemas cardíacos e pressão alta.
Como deve ser o solo para plantar as sementes da paineira Coloque as sementes para germinar em sementeira ou saquinhos individuais, em terra misturada a areia e composto orgânico em partes iguais, mantendo-as à meia sombra. Cubra com um tico de substrato peneirado e regue duas vezes ao dia, sem encharcar.
Madeira serrada e roliça: a madeira da paineira é pouco utilizada, sendo usada em aeromodelismo, material isolante, flutuadores, enchimento de portas, embalagens leves (folheados ou madeira compensada), caixas, forro de móveis, cochos, gamelas, tamancos, canoas, divisórias e outros usos que não requeiram resistência ( ...
A paineira-rosa é uma planta excelente para o paisagismo de grandes áreas, como parques e jardins públicos, devido ao seu rápido crescimento e beleza. A floração é intensa e ocorre no verão e outono, com a árvore semi ou completamente despida de sua folhagem.
Barriguda
Responsável pelo cenário, as paineiras florescem de março a abril, mas em anos de clima muito seco, a floração se estende por mais tempo. A espécie apresenta característica diferente do ipê, como por exemplo, as flores que dão o ar dá graça em abril, espinhos no tronco e porte maior.
Significado de Paineira substantivo feminino Árvore da família das bombacáceas, que produz a paina.
Significado de Paina substantivo feminino [Brasil] Fibras sedosas, semelhantes ao algodão, que cobrem as sementes de algumas plantas bombacáceas, asclepiadáceas e tifáceas, e têm aplicação industrial.
Manta, geralmente feita de lã ou de seda, imitando o xale dos orientais, usado pelas mulheres sobre os ombros, para adorno ou agasalho.
O mais interessante sobre as árvores é sua longevidade, existem espécies que podem viver até 4 mil anos. Sua altura e dimensão também chamam atenção.
O tronco das paineiras tem espinhos grandes que impedem a subida de mamíferos e répteis protegendo desta forma, os pássaros que se alimentam dos frutos e sementes da árvore. Algumas paineiras, da região da caatinga e mata atlântica, acumulam água no tronco, fazendo aquela barriga da qual origina o nome de Barriguda.
A paina serve para encher colchões, travesseiros e almofadas. Pela sua rusticidade e beleza de floração e devidao ao troncom grosso e a paina branca presa à planta, é muito utilizada para a ornamentação de parques e ruas. Flor: Janeiro a Maio, com a planta despida de sua folhagem.
A paineira é uma árvore tropical, mas tolera o frio, desde que não seja muito intenso. Deve ser cultivada em solos férteis irrigados a intervalos regulares, sempre sob sol pleno. Multiplica-se facilmente por sementes, que germinam e se desenvolvem rapidamente.
Sua cor é de um cinzentoesverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos e afiados. 13. Raiz A raiz da paineira é agressiva suas ramificações saem por cima da terra, quando perto de murros e calçadas causam estragos.
A laranjeira possui raíz do tipo pivotante ou axial, onde a raiz primária é originada da radícula do embrião e forma claramente uma única raiz principal que penetra verticalmente no solo. As flores são pequenas, brancas, perfumadas, sendo polinizadas por abelhas, que produzem com elas um mel de excelente qualidade.
As árvores do gênero Citrus crescem mais em solos de boa drenagem, com pH entre 6 e 8. O tipo de solo pode influenciar em grande parte a profundidade das raízes, variando de 60 cm a 180 centímetros.
Raiz grampiforme - prendem o vegetal em suportes, emitem uma espécie de grampo que os prende, como muros e estacas. Ex: a raiz da hera. Raiz respiratória ou pneumatóforo - são raízes de algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços.
As raízes são estruturas, geralmente subterrâneas, que fixam o vegetal no solo e também absorvem água e sais minerais. Na ponta das raízes encontramos uma estrutura rica em células, chamada de coifa. As células da coifa têm a função de proteger aquela parte da raiz.