mingau
A regra diz que as palavras terminadas em AU fazem o plural acrescentando-se apenas um S no final. Assim, o plural de bacalhau é bacalhaus; de grau é graus; de sarau é saraus... Já as palavras terminadas em AL fazem o plural em AIS.
Significado de Bacalhau substantivo masculino [Brasil] Açoite de correias com que se castigavam os escravos. [Figurado] Pessoa muito magra. Pedaço de madeira, ferro ou outro material, que se usa como remendo para tapar buraco, fresta ou veio de água.
O plural de degrau é degraus, como o de todos os vocábulos terminados no ditongo “au” — mingau, mingaus; luau, luaus. O que deve ter atrapalhado a pessoa que escreveu essa preciosidade de cartaz é a semelhança fonética com os vocábulos terminados em “al“, que fazem o plural em “ais”: jornal, jornais; quintal, quintais./span>
Certo: Esta escada tem três degraus partidos. ...
substantivo masculino Cada uma das peças de madeira ou de ferro que formam uma escada. Escalão, cada ponto que se segue numa sequência.
Limãos ou limões, cidadãos ou cidadões, refrãos ou refrões? As palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.
substantivo masculino plural Frutos do limoeiro, verdes ou amarelados, com sumo ácido. [Portugal] Tábuas laterais de um carro de boi, com os buracos para encaixar os paus de sustentação; chedas. Etimologia (origem da palavra limões). Plural de limão.
Como os limões têm o tamanho determinado pelas árvores onde se desenvolveram, não será fácil encontrar limões muito diferentes no mesmo lote. No entanto, pontualmente, alguém poderá dizer: limãozão./span>
Lista com aumentativos e diminutivos
substantivo masculino Chapéu muito grande. Etimologia (origem da palavra chapelão). Chapéu + l + ão.
Além da forma chapéu, existem outras: chapeuzinho, chapelinho, chapelão, etc. O plural de chapeuzinho é chapeuzinhos, visto que «nos diminutivos formados com os sufixos -zinho e -zito, tanto o substantivo primitivo como o sufixo vão para o plural, desaparecendo, porém, o -s do plural do substantivo primitivo».
Clique aqui e confira alguns exemplos de palavras no diminutivo! Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.
Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho. ... O oposto da forma diminutiva é o aumentativo.
Colocando as palavras no diminutivo Podemos colocar uma palavra no diminutivo acrescentando apenas as palavras pequeno (a) ou minúsculo (a). Neste caso dizemos que é um substantivo do grau diminutivo analítico./span>