Os fenóis são sólidos em condições ambientes, com exceção do m-cresol, que é líquido. Eles são incolores e pouco solúveis ou insolúveis em água, mas são solúveis em bases. Uma das aplicações principais dos fenóis é como antissépticos e germicidas.
O hidroxibenzeno, também conhecido como fenol, benzenol, ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico e mono-hidroxibenzeno, é um dos compostos aromáticos mais simples. ... Contudo, o fenol pode ser produzido da oxidação parcial do benzeno, pelo processo do cumeno (isopropilbenzeno) ou pelo processo Raschig-Hooker.
Benzeno (figura1) é um anel aromático de 6 carbonos que possui um círculo no meio (representação de suas ligações duplas intercaladas). Fenil (figura 2) é um benzeno porém possui uma valência livre.
O Fenol é uma função orgânica, ou seja, está constituída de compostos orgânicos (presença de átomos de carbono), caracterizada pela presença do grupo funcional hidroxila (-OH) juntos aos anéis benzênicos (carbono de núcleo benzênico) ou aromáticos (C6H6).
Para dar nome a um fenol ramificado, devemos numerar a cadeia. Iniciamos a numeração pelo carbono que apresenta a hidroxila e seguimos no sentido anti-horário, pois o radical etil apresenta a menor numeração em relação ao radical metil.
Resposta. Porque o fenol é uma hidroxila ligada exclusivamente com um anel aromático, se não tivesse esse anel aromático seria,possivelmente, um álcool.
Assim, fenóis e especialmente seus derivados clorados, nitrados e alquilados têm sido definidos como poluentes perigosos devido a sua alta toxicidade e persistência no ambiente(5), e estão presentes na lista de substâncias perigosas e poluentes prioritários da EC (Comissão Européia)(6) e da EPA (Agência de Proteção ...
C6H6O
Já a relação entre acidez e pKa é inversa, quanto maior o pKa mais fraco é o ácido. Quando o pKa é menor que 1 se tem um ácido muito forte, quando o pKa vai de 1 a 5 se tem um ácido forte, com pKa entre 5 e 15 sem tem um ácido fraco e quando o pKa é maior que 15 o ácido é muito fraco.
Ácidos carboxílicos são compostos polares que possuem pontos de fusão e ebulição maior que o de álcoois devido a carbonila presente em suas estruturas que resulta em ligações hidrogênio dímeras. ... A reação de neutralização de um ácido carboxílico com uma base inorgânica produz um sal orgânico derivado de ácido.
Segundo podemos pensar que o fenol se comporta como um "ácido" em meio aquoso, então para o neutralizar temos que proceder da forma mais rotineira, usar uma base (ou um sal de carácter basico) assim formando um sal e água).
Neutralizar com HCl para pH entre 6-8 e descartar. Fenol: pode ser degradado através da reação de Fenton: colocar o fenol (47g) em balão de 2 litros com 3 bocas, com agitador, funil gotejante e termômetro. Adicionar 23,5 g de sulfato ferroso heptahidratado e ajustar o pH da mistura para 5-6 com H2SO4 diluído.
Se a hidroxila estiver ligada a um carbono insaturado (que está realizando uma dupla ligação), na verdade, não será um composto orgânico pertencente à função dos álcoois, mas sim à função dos enóis. E se a hidroxila estiver ligada diretamente a um carbono do anel benzênico, então teremos um fenol. Não pare agora...
Principais bases