Resposta. Explicação: Diante das crescentes rivalidades e divergências entre os países Europeus na questão industrial e militar houve-se uma espécie de aliança entre eles, diante disso originou-se as Tríplices Aliança e Entente.
O mundo ficou dividido em dois blocos de poder logo após a Segunda Guerra Mundial em função das divergências ideológicas e econômicas entre as principais potências, que dividiram-se entre o bloco capitalista e o bloco socialista.
Durante a guerra fria, o mundo foi dividido em dois blocos rivais: o capitalista, liderado por , e o socialista, liderado por . beatricegregor está aguardando sua ajuda.
Explicação: A Guerra Fria teve o bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e o bloco socialista/comunista sob influência da União Soviética.
Apesar de adversários ideológicos na disputa entre comunismo e capitalismo, União Soviética e Estados Unidos tinham os nazistas e o fascismo como um inimigo em comum e um obstáculo para o avanço de suas causas, de modo que se uniram para derrotar os nazistas e os fascistas na Europa e acabar com a agressão do Império ...
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
Blocos Socialistas São Blocos Formados pela Sociedade na qual ela se junta com base em alguma coisa em que todas querem, como a igualdade entre todos Tipo no dinheiro. Já blocos Capitalistas são aqueles que não quer a Igualdade é o Inverso dos Socialistas ele querem o dinheiro só pra eles não gostam de igualdade.
Já o bloco socialista era "liderado" pela União Soviética (na prática, era liderado pela República Socialista Soviética Russa), e contava com países da Europa Oriental (Hungria, Bulgária, Polônia e parte da Alemanha), alguns países na Ásia (China, Vietnã e a Coréia do Norte) e Cuba, defendendo a adoção do modelo de ...
Na verdade, já havia um regime socialista na Ásia desde 1924, a República Popular da Mongólia. Depois viriam o Vietnã do Norte, em 1945, e a Coréia do Norte, em 48. Mas sem dúvida foi a entrada da China no mundo socialista que abalou o equilíbrio entre as grandes potências no final dos anos 40.
União Soviética
O país líder deste bloco era os Estados Unidos. No caso do Bloco do Leste, ou soviético, também formado na época da Guerra Fria, a formação contava com a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e aliados da parte leste e central europeia como Albânia, Romênia, Polônia, Hungria e Alemanha Oriental.
Durante a Guerra Fria, a expressão bloco de Leste (ou bloco soviético, bloco comunista, bloco socialista) era uma referência à União Soviética e seus aliados da Europa central e Europa do leste (Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia, e - até os anos 1960 - a Albânia).
O bloco era composto pelos países da Europa Ocidental, parte dos países da Ásia, América Central (exceto Cuba), América do Sul e Oceania, liderados pelos Estados Unidos.
O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países estes que também ficaram conhecidos como bloco do leste.
Sem a pujança econômica dos países ocidentais e desprovida de investimentos produtivos, a URSS utilizou a sua força bélica para criar um bloco de países aliados e muito próximos do seu imenso território, que ficou conhecido como a “Cortina de Ferro”, sendo formada por URSS, Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, ...
A maioria das nações do leste europeu partilha ainda uma herança socialista, influência do predomínio da antiga União Soviética (hoje Federação Russa), vivendo décadas isolado da parte ocidental do continente, no que se convencionou chamar "cortina de ferro", a barreira ideológica, política e militar que separava ...
Os países que adotaram o socialismo e ganharam mais destaque foram: - URRS ( União Soviética) durante o período de guerra fria, e que competiu com o capitalismo dos EUA porém perderam essa disputa. - Cuba até hoje adota o socialismo, com Fidel Castro. - Coréia do Norte, principalmente até hoje também.
Do lado socialista na Guerra Fria estavam todos os países que faziam parte do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia), a China Comunista (até a década de 1960, quando houve um afastamento dos soviéticos), Cuba, o Vietnã e a Coréia do Norte ( ...
“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.