Os pedúnculos cerebelares caudais ou posteriores (corpos restiformes) são dois grossos cordões que pertencem, como visto anteriormente, à medula oblonga, limitando lateral e caudalmente o quarto ventrículo e, cranialmente, alcançando a face ventral dos hemisférios cerebelares, nos quais penetram.
O córtex pré – frontal e o córtex parietal posterior (áreas 5 e 7 de Brodmann) são as regiões primariamente envolvidas no planejamento motor. ... O plano motor idealizado pelo cerebelo retorna então para áreas motoras do córtex pela via denteado – tálamo –cortical.
O cerebelo fica preso à face posterior do tronco encefálico por três feixes simétricos de fibras nervosas, os pedúnculos cerebelosos inferior, médio e superior. Liga-se à medula e bulbo pelo pedúnculo cerebeloso inferior, à ponte pelo pedúnculo cerebeloso médio e ao mesencéfalo pelo pedúnculo cerebeloso superior.
Pedúnculo cerebelar médio é a estrutura que dá a fixação do cerebelo à ponte. Existem também o pedúnculo cerebelar inferior, que fixa o cerebelo ao bulbo, e o pedúnculo cerebelar superior, que liga o cerebelo ao mesencéfalo.
O encéfalo faz parte do sistema nervoso central e está localizado dentro da caixa craniana. O nosso sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. ... - Cérebro: O cérebro é formado a partir do telencéfalo e constitui a parte mais desenvolvida do encéfalo.