A forma mais fácil de reconhecer uma oração reduzida é pelo seu desenvolvimento. Introduz-se na frase uma conjunção ou um pronome adequado ao sentido da frase e substitui-se o verbo na forma nominal por um tempo verbal do modo indicativo ou do modo subjuntivo.
Pudemos concluir que as orações subordinadas adverbiais desenvolvidas se apresentam demarcadas pela presença da conjunção subordinativa e com o verbo flexionado, já as reduzidas não se constituem da conjunção, e o verbo aparece expresso também numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo e particípio.
Chamamos reduzidas as orações que, tendo o verbo flexionado numa das formas nominais – infinitivo, gerúndio ou particípio – dispensam o uso de conectivos. O emprego das formas reduzidas pode imprimir ao texto concisão e elegância, porquanto ajuda a evitar o emprego repetitivo dos conectivos mais usados.
Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas Contêm verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio. De acordo com as formas nominais usadas, as orações podem ser: reduzida de infinitivo, reduzida de gerúndio ou reduzida de particípio.
4 Por que, provavelmente, foi usada uma oração reduzida? Porque o texto publicitário costuma ser mais conciso, para ser lido e compreendido rapidamente.
Um exercício de redução de frase caracteriza-se pela remoção dos grupos não selecionados pelos núcleos a que se ligam. Por exemplo, a frase Ontem, a Sónia fez um pudim delicioso[2] pode ser reduzida para A Sónia fez um pudim.
- Acrescentar palavras na frase que indiquem lugar, tempo ou modo.