Na bonificação concedida em dinheiro, o fornecedor vende o produto pelo preço normal e deposita um valor em nossa conta bancária, a título de desconto. Entendemos que o valor recebido em espécie não caracteriza premiação, pois sua essência é reduzir o custo de aquisição.
Portanto, as mercadorias recebidas em bonificação geram receita para a empresa que recebe e não darão direito a crédito de PIS e COFINS. A empresa que conceder a bonificação não irá pagar PIS e COFINS sobre ela, pois sua contabilização será como despesa com bonificação.
Pra gerar uma nota quando há bonificação, é necessário informar a natureza da operação (natOp) como BONIFICACAO (sem acento), utilizar o CFOP 5910 para operações internas ou 6910 para operações externas e também destacar os valores de ICMS e IPI, se necessário.
As mercadorias enviadas em bonificação são remessas feitas a um determinado estabelecimento, muitas vezes vinculadas a promoções, cotas atendidas de vendas ou fidelidade de fornecedores, entre outros. ... Portanto, a empresa que concede mercadorias em “bonificação” baixa o valor pelo custo no estoque.
:: NETIOB :: As aquisições de brindes para distribuição direta a consumidor ou usuário final devem ser registradas em conta do subgrupo “Estoques”, no Ativo Circulante, na qual permanecerão até a sua efetiva distribuição, quando os valores serão levados a débito da conta de despesa correspondente.
Como deverá ser contabilidade cartão presente? Por exemplo, um cliente vai até a loja, passa no cartão de credito, para dar de presente, e parte deste valor repassamos a franquia; então tem mês que a empresa tem que pagar um boleto a franquia, e tem mês que a empresa recebi crédito em nossa c/c da franquia.
qual seria o(s) lançamento(s) que deverá ser feito quando emitir uma nota fiscal com o cfop 5910 (remessa em bonificação)?? Crie uma conta no grupo de receitas : BONIFICAÇÕES. Depois efetue o lançamento: CREDITE A CONTA DE RECEITAS/BONIFICAÇÕES E DEBITE SUA CONTA DE ESTOQUE.
CFOP 1910 Entrada de bonificação, doação ou brinde 1910 - Entrada de bonificação, doação ou brinde Classificam-se neste código as entradas de mercadorias recebidas a título de bonificação, doação ou brinde.
Quando a empresa remete ou recebe de outra empresa bens para demonstração deverá registrar contabilmente esta operação. Os registros contábeis serão efetuados em contas de compensação, que são contas apenas de controle conforme mencionado pelo colega acima.
Entradas com o CFOP 2.
As remessas para industrialização podem ser controladas e contabilizadas apenas com o uso das contas de Compensação. Isto porque as mercadorias não mudam de titularidade, ou seja, a despeito de terem sido remetidas para industrialização, continuam pertencendo a empresa.
Nota fiscal de remessa para industrialização CFOP (5.
Fato gerador do IPI é: 1 – o desembaraço aduaneiro de produto de procedência estrangeira; 2 – a saída de produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial.