Porque a ausência de tratamento de esgoto traz doenças causadas principalmente por microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana, presente em água contaminada por esgoto exposto. O saneamento precário atinge diretamente a saúde da população, pois contamina a água que posteriormente será usada.
As principais doenças agravadas pela falta de saneamento básico
A falta da coleta de esgoto e a carência do mesmo, gera um ambiente de germes, bactérias, diarréias e doenças graves, incluindo esta citada, a verminose, etc. Essas doenças ocorrem por conta da água contaminada, afetando uma comunidade, população, etc.
quanto menor a taxa de saneamento básico, maior será a taxa de doenças como cólera e esquistossomose, porque a disponibilidade de saneamento básico está totalmente relacionada com o aumento ou diminuição da taxa dessas doenças.
Resposta. Resposta: Porque a água não tratada pode ter muito microorganismos e impurezas que causam doenças e o esgoto também com mais contaminação.
Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta doenças de veiculação hídrica que podem ser utilizadas como indicadores da qualidade da água.
Principais doenças de veiculação hídrica
Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) são todas ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microorganismos patogênicos (infecciosos, toxinogênicos ou infestantes), toxinas de microrganismos, substâncias químicas, objetos lesivos ou que contenham em sua ...
Resposta: As principais doenças de veiculação hídrica são: amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa e cólera. Indiretamente, a água também está ligada à trans- missão de verminoses, como esquistossomose, ascaridíase, teníase, oxiuríase e ancilostomíase.
Doenças de veiculação hídrica são aquelas causadas pela presença de microrganismos patogênicos (bactérias, como a Salmonella, vírus, como o rotavírus, e parasitas como a Giardia lamblia) na água utilizada para diferentes usos.
Giardíase A Giardíase é uma infecção do aparelho digestivo causada pelo parasita Giardia lamblia cuja transmissão é feita através do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos do parasita, sendo uma doença infecciosa que pode ser transmitida entre pessoas.
A poluição gerada pelo deslocamento de bens e pessoas em um ambiente urbano refere-se, principalmente, à emissão, pelos veículos automotores, de substancias poluentes no ar (poluição atmosférica); ao excesso de ruídos produzidos por esses veículos; e à intrusão visual provocada pelo excesso de veículos nas ruas.
Cólera. A Cólera é uma infecção que ocorre no intestino, causada por uma bactéria que pode estar presente em água contaminada ou em alimentos. Ela é capaz de produzir toxinas que desencadeiam todos os sintomas da doença. Principais Sintomas: diarreia intensa e vômitos, que podem levar à uma grave desidratação.
A seguir, alguns exemplos de doenças bastante comuns e que são causadas por bactérias:
Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.
Quando há suspeita de contaminação, o Ministério da Saúde recomenda usar filtros de água ou adicionar uma substância chamada hipoclorito de sódio. Caso a água contaminada seja ingerida, podem surgir sintomas como febre e calafrios, dor abdominal, perda de apetite, dor de barriga, vômitos e diarreia.
Chamamos de água poluída aquela que possui modificações em suas características físicas e químicas. Ao vermos uma água com coloração ou odor diferente, sabemos que ela está poluída. Entretanto, a coloração e o cheiro ruim podem ser provocados por substâncias que não provocam doenças no ser humano.
Água Poluída: que apresenta impurezas, como os detritos encontrados nos rios. Essa água pode ser tratada para tornar-se potável. Água Contaminada: que contém impurezas nocivas, normalmente imperceptíveis por não apresentarem cheiro, cor, nem alteração de textura.
Resposta. Água poluída é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. ... Água contaminada é a água que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.
A água poluída contém substâncias que provocam alterações físicas e químicas apresentando mudanças na cor, no cheiro e no gosto. ... A água contaminada contém substâncias venenosas ou organismos patogênicos com capacidade de causar doenças.
Resposta. Água contaminada é uma água cheia de bactérias... A agua contaminada não é própria para o consumo porque contém bactérias,coliformes fecais e mais uma porção de coisas que não são apropriadas á saúde das pessoas .
Água salobra: é uma água de aparência turva. Possui grandes quantidades de sal ou outra substância dissolvida. Não pode ser consumida pelo ser humano.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.