A alfazema é uma planta medicinal versátil, que pode ser usada para tratar vários tipos de problemas como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de insetos na pele, por exemplo, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas Esta planta também pode ser ...
O chá de Alfazema é ótimo para tratar problemas de má digestão, irritações no estômago, enxaquecas, espasmo e asma brônquica e pode ser preparado do seguinte modo: Ingredientes: 70 g de flores de Alfazema; 1 L de água fervente.
Tipos de Alfazema Ao todo, existe em torno de 39 espécies de plantas pertencentes ao gênero de alfazema. Confira abaixo 5 tipos de alfazema, ou lavanda: Lavandula stoechas (subespécie pedunculata): também conhecida como rosmaninho, é típica da região mediterrânea.
A proporção é de duas colheres de chá de folhas de alfazema para um litro de água mineral. Essa água deve ser fervida pura e as folhas de alfazema só podem ser jogadas na água após essa água ter levantado fervura.
Deixe o frasco num local quente e ensolarado durante duas semanas e agite-o todos os dias. Filtre o vinagre e ponha-o de lado. Torne a encher o frasco com novas flores e junte-lhes o vinagre filtrado. Proceda como anteriormente, e ainda uma terceira vez, fazendo ao todo três infusões.
Existem muitos usos para as flores de lavanda seca dentro e ao redor da casa. Pode ser usado em cosmética artesanal, remédios e soluções caseiras, para perfumar a casa em potpourri, para cozinhar ou para fazer saquinhos e sachês de lavanda e vários outros fins.
Existem diversos usos para flores secas de lavanda. Elas podem ser utilizadas em cosméticos artesanais, remédios e soluções caseiras. Você também pode usá-las para perfumar a casa ou fazer saquinhos e sachês, entre outros diversos fins. Além de tudo isso, a flor seca da lavanda é um excelente item de decoração.
Os principais cuidados para mantê-la em um vaso são: Água: A planta deve ser molhada apenas quando o solo do vaso estiver seco. Uma dica valiosa é esperar mais um dia antes de regar a planta ao perceber que o vaso está ficando seco. E atenção: pratinho com água sob o vaso nem pensar!
Se quiser fazer mudas, recolha sementes ou corte estacas das pontas dos ramos mais fortes, nunca da base da planta, o que poderia matar a touceira toda. Quem mora em casa pode fazer um caminho de lavandas contornando toda a fachada – e aposentar de vez o Confort na hora de passar roupas.
Passe os dedos pelo caule de cada planta para remover flores e sementes, se as flores estiverem secas. Descarte os caules depois de retirar as flores e sementes.
Muita gente nos pergunta se são a mesma planta. Sim, a Alfazema e Lavanda são do mesmo gênero porém apresentam pequenas diferenças. A alfazema tem folhas mais largas e floração tardia no final do verão, conferindo um cheiro muito perfumado. A alfazema pode ser utilizada tanto para chá como para banho, confira!
SIM! Ter plantas no quarto pode trazer muitos benefícios para a saúde, além de deixar tudo mais bonito. As plantas purificam as impurezas do ar, eliminando possíveis toxinas que possam existir por conta da poluição da cidade, móveis etc.
A verdade é que dormir com plantas dentro do quarto realmente não é recomendável para pessoas alérgicas. Mas o motivo não é porque elas respiram durante a noite e podem competir pelo oxigênio com você. ... São essas substâncias que, no quarto fechado durante a Page 2 noite, provocam a tal sensação de falta de ar.
Zamioculca "Popularmente chamada de árvore do dinheiro, ela serve para atrair proteção e sorte. Indicado para colocar na entrada do ambiente." Mas, cuidado! A espécie é tóxica para cães e gatos.
Esse motivo a tornou conhecida também como árvore de dinheiro, em relação principalmente ao seu tom esverdeado. Uma curiosidade relevante dessa planta é que ela também serve para atrair proteção e sorte, sendo altamente indicada para colocar na entrada dos espaços.
A Zamioculca não é muito exigente quanto à adubação, mas para garantir as folhas bonitas e sadias, você pode aplicar fertilizante NPK
Não são exigidas podas constantes, apenas retire folhas amareladas, doentes ou mortas quando for necessário, para manter a beleza da sua zamioculca. As regas devem ser feitas um ou duas vezes por semana e reenvase a planta a cada dois ou três anos para garantir que ela cresça sempre saudável e bonita.
Se as folhas da sua zamioculca estão ficando amareladas, é sinal de que alguma coisa está errada. O erro mais comum é o excesso de umidade - é provável que você esteja regando sua planta com água demais ou com muita frequência. Retire a parte amarelada da planta, replante-a em outra terra e veja se há melhora.
Cinco adubos caseiros para acelerar o crescimento das plantas
Os fertilizantes minerais podem ser fornecidos para as plantas como um único nutriente ou fornecidos de forma conjunta, como o adubo mineral NPK. O adubo NPK 4-14-8, por exemplo, fornece 4% de nitrogênio (N), 14% de fósforo (P) e 8% de potássio (K).
Como cuidar das Zamioculcas O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, porém com certa umidade. Evite o acúmulo de água, pois pode ocasionar o amarelamento das folhas e apodrecimento das raízes, culminando na perda da planta. Por esse motivo, fique atento quanto ao uso de regador e mangueira durante a rega.
Misture uma porção de solo fresco e bem drenado, três partes de composto orgânico de qualidade e uma parte de areia para aumentar a capacidade de drenagem. Encha parcialmente um vaso raso e com furos com a nova mistura do solo. Para plantações ao ar livre, insira alguns quilos de areia no solo com uma pá ou espátula.
O ambiente ideal pra cultivo dela é em meia sombra (onde tem claridade sem incidência direta do sol) mas ela se adapta muito bem a ambientes mais sombreados, como um corredor, por exemplo. Mas o maior segredo de todos é: deixa a ela bem longe do sol. Dá pra cultivar a Zami na sala, no quarto e até mesmo no escritório.