Os equipamentos e exercícios de hidroginástica
PLANO DE AULA: HIDRO GINASTICA...!!!
A realização da hidroginástica de forma regular favorece a perda de peso, já que durante a realização do exercício é possível queimar até 500 kcal por hora dependendo da intensidade e duração da aula. Assim, é possível perder até 1kg por semana caso seja combinada com uma dieta balanceada e baixa em calorias.
A hidroginástica melhora a força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Comparada a exercícios terrestres, reduz o impacto sobre articulações e apresenta menor risco de lesões. Bom, né? Por tudo isso, a prática é recomendada para melhorar a capacidade motora funcional e independência da população idosa.
“Quando realizada em uma intensidade de leve à moderada, pode ter um gasto calórico aproximado de 700 a 800 calorias em uma hora. Já a aula de hidroginástica trabalha o corpo de forma mais localizada, com exercícios de fortalecimento muscular. Nessa atividade, você pode gastar, em média, 500 calorias em uma hora”.
A frequência das aulas pode variar de 2 a 3 vezes por semana e a duração média de uma aula é de 40 a 60 minutos, tornando-se uma opção interessante para quem tem pouco tempo disponível para as atividades físicas em sua rotina.
Hidroginástica e massa muscular O treino de força através da hidroginástica não é tão conhecido quanto um treino de musculação convencional, porém, pode ser mais divertido e o oferecer menor impacto sobre articulações.
Uma aula de hidroginástica tem duração de 40 minutos ou até mesmo uma hora, isso vai depender do cronograma e regras do estabelecimento. O ideal é que o professor separe a aula em três partes: a inicial como aquecimento, a principal com os exercícios de aumento da intensidade e a última com relaxamento e volta a calma.
As vantagens de praticar pilates são parecidas com as da hidroginástica. Os exercícios são de baixo impacto, sendo assim, o desgaste nas articulações é bem menor. A prática de exercício não faz mal a ninguém.
Em casos em que a estabilidade articular está afetada, a musculação é o exercício recomendado, pois o fortalecimento muscular ajuda a restabelecer e resguardar a coluna. "A cartilagem que intercala os ossos da coluna vertebral evita que o contato entre um osso e outro cause dor.
Além do fortalecimento muscular e dos benefícios para a postura, ela alonga e alivia a pressão sobre a coluna, aumentando a amplitude do corpo. Hidroginástica: é recomendada para combater a má postura, dores lombares e cervicais, insônia e sedentarismo.
Na natação ele estará malhando o seu corpo com menos impacto por causa da água e no Pilates poderá tonificar os músculos que serão desenvolvidos na natação além de obter uma postura melhor.
Não existe uma frequência ideal, recomendando-se, ao menos, um dia de descanso. Quem for iniciar no esporte pode praticar de duas a três vezes por semana. “O excesso de qualquer atividade física, sem o descanso adequado, pode levar à ocorrência de lesões, especialmente nos ombros”, avisa.
Essa ativação é um dos principais responsáveis pela estabilização da coluna, importante para os atletas que podem constantemente estar sofrendo alterações posturais. Além disso, quanto melhor ativado essa musculatura, melhor a qualidade dos movimentos, seja na prática de Pilates ou da própria natação.
Em relação a queima calórica, a corrida proporciona a queima de cerca de 100 calorias por quilometro corrido. Já a natação, devido a intensidade que a água proporciona, as calorias gastas são quatro vezes maiores em relação a mesma distância percorrida na corrida.
Como em qualquer atividade física, o gasto calórico também vai depender do metabolismo de cada pessoa, há muita discrepância entre os pesquisadores sobre o número aproximado de calorias gastas em uma aula “normal” de aproximadamente 50 minutos, alguns autores citam entre 400 e 600 kcal, alguns colocam de 700 kcal até ...
Você sabia que ao nadar por uma hora em um ritmo médio, você queima em média entre 500 e 600 calorias?
Gasto calórico: cerca de 200 calorias em 30 minutos.
A caminhada rápida pode queimar entre 300 e 400 calorias em 1 hora, sendo importante que a caminhada ou outra atividade física seja praticada de forma regular para que os resultados se mantenham.
Calorias gastas em 30 minutos de caminhada ou corrida: Entre 150 kcal e 300 kcal, dependendo da intensidade da corrida, sendo 150 kcal em ritmo de caminhada e 300 kcal num rimo de corrida de cerca de 10 km/h.
Você queima mais calorias Aliando a caminhada com uma alimentação equilibrada, é possível sim perder medidas e eliminar aqueles quilinhos extra. Para você ter uma ideia, "uma caminhada de 30 minutos gasta, em média, de 180 a 230 calorias", conta o personal trainer Thiago Arias.
Mas, a que ritmo andar para realmente começar a perder peso? Aqui também existem números cientificamente testados: entre 4,8 e 6,4 km/h. Caminhando nessa velocidade durante os 45 minutos recomendados todos os dias, é possível perder diariamente de 74 a 88 calorias, para mulheres, e de 88 a 124 calorias, se for homem.
Com o simulador de caminhada individual e treinando por cerca de 45 minutos, você pode perder até 500 calorias. Porém, isso vai depender da intensidade e periodicidade dos treinos. O aparelho de caminhada é ajustado de acordo com a intensidade desejada e respeitando o condicionamento de cada indivíduo.