A parede celular é uma estrutura que se localiza externamente à membrana plasmática e que, entre outras funções, garante a forma da célula. A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários.
O glicocálix (do grego glykys = açúcar, e do latim = calyx = envoltório), é um revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários.
Os componentes do citoesqueleto são os microfilamentos, os filamentos intermediários e os microtúbulos. Os microfilamentos, também conhecidos como citoesqueleto de actina, formam uma estrutura complexa responsável pelo controle da forma celular, distribuição das proteínas de membrana e tráfego intracelular.
citosol
O citoplasma, nos seres eucariontes, é a porção existente entre o núcleo e a membrana celular e é constituído pelo citosol (também chamado por hialoplasma ou citoplasma fundamental), citoesqueleto e as organelas citoplasmáticas nele inseridas (mitocôndrias, retículo endoplasmático, lisossomos, peroxissomos, vacúolos, ...
O citoplasma é uma região da célula localizada entre o núcleo e a membrana plasmática. Ele é composto por um líquido viscoso e transparente chamado de citosol. O citosol possui uma consistência mais grudenta no contorno do citoplasma.
Organelas Citoplasmáticas
Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.
As organelas são estruturas envolvidas por membrana que se encontram suspensas no citosol de células eucariontes....Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:
Organelas Membranosas São organelas maiores e complexas, geralmente desempenhando mais de uma função metabólica. Exemplos: retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias.
As organelas não membranosas são todas aquelas que não são possuem envoltório algum circundando sua estrutura, como ribossomos, centrossomo e citoesqueleto. Já as organelas membranosas são todas aquelas que são delimitadas por algum tipo de membrana biológica, como cloroplastos, retículos endoplasmáticos, entre outros.
Lisossomos: Os lisossomos são bolsas circundadas por típica membrana de bicamada lipídica e cheias com grande número de pequenos grânulos, que são agregados protéicos de enzimas hidrolíticas ( digestivas ) capazes de digerir diversas substâncias orgânicas.
mitocôndrias
mitocôndrias
plastos
mitocôndrias
A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. ... Já a célula hospedeira garantia proteção e nutrientes às novas organelas celulares.
ALGUMAS EVIDÊNCIAS QUE REFORÇAM A TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA: - Os ribossomos das mitocôndrias e dos cloroplastos são muito semelhantes aos dos procariotos; - Mitocôndrias e cloroplastos são capazes de produzir parte de suas proteínas (enzimas), independentemente do material genético nuclear.
As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
Lisossomos: estruturas responsáveis pela digestão celular. Mitocôndrias: estrutura responsável pela respiração celular e a produção de energia. Centríolos: estrutura celular que auxilia na divisão celular (mitose e meiose). Peroxissomos: estrutura arredondada responsável pelo armazenamento de enzimas.
As organelas celulares funcionam como pequenos órgãos no interior das células, garantindo a sobrevivência delas. ... Já na célula vegetal, um tipo de célula eucariótica, existem estruturas específicas, como é o caso do vacúolo de suco celular e os cloroplastos.
Organelas citoplasmáticas das células animais: - Retículo endoplasmático rugoso: realiza a síntese de proteínas. ... - Ribossomos: realizam a síntese de proteínas. - Peroxissomos: processam reações oxidativas, atuando na desintoxicação das células. - Mitocôndrias: fazem a respiração celular.
Organelas celulares
mitocondrias