O músculo bíceps braquial tem dois tendões que se inserem proximalmente na escápula (tubérculo supraglenoidal e processo coracoide do ombro) e um tendão que se insere distalmente no rádio no cotovelo (tuberosidade radial).
Nos pacientes com lesão total do bíceps, atletas ou trabalhador braçal fica indicado o tratamento cirúrgico. O método cirúrgico poderá utilizar apenas uma única incisão no cotovelo ou duas incisões cirúrgicas.
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.
7 formas eficazes de garantir a recuperação pós treino
As rupturas de tendão do bíceps causam dor intensa e súbita no ombro ou próximo ao cotovelo, dependendo da localização da ruptura. A dor é agravada ao se levantar ou puxar peso. Outros sintomas incluem hematomas, inchaço e fraqueza.
Remédios para distensão muscular Os remédios indicados são os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, sob orientação médica. Passar a pomada de Arnica ou Cataflan no local, além de diminuir a dor, diminui a inflamação, sendo uma boa opção para complementar o tratamento.